Conecte-se conosco

Economia

Novo golpe deixa beneficiários do INSS em alerta!

Golpes com cartão de crédito são comuns. e as maiores vítimas são aposentados pensionistas e segurados do INSS. Um novo golpe voltou a deixar em alerta esse grupo, veja!

Publicado

em

Os estelionatários se aproveitam do estado mais frágil dos idosos para enganá-los e, em sua grande maioria, eles procuram  pensionistas, aposentados e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Não há registros nacionais sobre esses golpes, no entanto, vários casos são relatados todos os dias, por isso, as vítimas devem ficar atentas. Uma novidade é que algumas trapaças estão ocorrendo em caixas eletrônicos.

O golpista finge ser educado, bem vestido e aparentemente inteligente. Eles normalmente abordam seus alvos com um comportamento amigável. O suspeito chega  sempre cedo no local para estudar o ambiente e escolher suas vítimas. Em seguida, eles atacam de maneira sútil.

Imediatamente após sacar dinheiro no caixa eletrônico, as vítimas são abordadas por um homem educado que afirma ter deixado cair um voucher.

Quando a vítima sai do caixa, outro homem se aproxima e a convida para um evento “muito especial”. Uma notificação impressa na página informa que a atualização dos dados bancários é necessária para continuar usando o cartão. 

Caso esse processo não seja concluído, é aplicada multa de R$ 150. Criminosos disfarçados de cidadãos respeitáveis ​​aconselham o segurado a reparar seu problema. Ao fazer isso, eles facilitam o conserto e embolsam o pagamento solicitado no recibo falso. Por meio desse processo, o segurado aceita a ajuda da pessoa e volta ao caixa eletrônico para averiguar.

Os criminosos observam a senha e trocam os cartões com a vítima para que possam roubar seu dinheiro. No entanto, é uma mentira que ilude ainda mais a infeliz vítima.

Os criminosos obtêm informações, como senha e cartão, já em mãos. Isso permite que eles utilizem máquinas de cartão pessoal para passar o cartão da vítima e sacar altos valores.

Em 2020, três homens agrediram várias pessoas em três bancos diferentes no Rio de Janeiro. Essa ação foi registrada pela central de monitoramento de uma agência bancária. A polícia prendeu os bandidos quando eles chegaram ao local. Eles apreenderam cartões de crédito e débito de segurados do INSS e máquinas de cartão.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS