Economia
Novo RG: documento unificará todas os formatos de identificação no país
A primeira via será gratuita e pode ser solicitada nas unidades de segurança e institutos de identificação mais próximos de sua residência.
Já estão sendo distribuídos pelo Governo Federal o primeiro lote do novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, amplamente conhecido como novo RG. Essa documentação será obrigatória para todos os cidadãos brasileiros, e a identificação será realizada através do Cadastro de Pessoa Física (CPF), logo, não existirá mais a necessidade do RG.
De acordo com o Governo, essa documentação começará a se popularizar gradativamente devido às etapas de implementação. Nesse contexto, todas as instituições de identificação do país possuem o prazo para concluir essa modificação que vai até março do próximo ano.
O novo RG possui como objetivo principal a unificação do formato de identificação pelo Brasil. Além disso, essa redução busca diminuir fraudes, haja vista que uma pessoa pode ter um número de RG de acordo com cada unidade federativa que ela fizer, ou seja, é possível ter até 27 números de RG, desde que emita cada um deles em um estado brasileiro.
Ademais, o RG novo contará com um QR Code que facilitará a identificação e autenticidade da documentação. É importante salientar que mesmo que ainda não seja obrigatória a obtenção desse novo documento, logo será preciso realizar a emissão dele porque a ideia é que todo cidadão possua o documento nessa versão.
A emissão do novo RG está sendo gratuita em casos de primeira via e possuirá validade de até dez anos. Pessoas acima de 60 anos possuirão o documento de maneira vitalícia, sem necessidade de renovação.
Dessa maneira, a partir do ano de 2032, será obrigatório a utilização desse documento por todos os cidadãos. Para solicitar esse novo documento, procure as unidades de segurança e os institutos de identificação mais próximos de sua residência.
Se você está em alguma das unidades federativas que já implementaram esse novo RG, é possível fazer essa solicitação levando os seguintes documentos: Certidão de nascimento ou casamento; Documento de identificação com foto; CPF regularizado.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%