Curiosidades
Novo RG já está disponível para emissão ao público
Já está liberada a emissão do novo RG, onde ela poderá ser feita gratuitamente nos postos oficiais dos órgãos públicos estaduais
Já está liberada a emissão do novo RG, onde ela poderá ser feita gratuitamente nos postos oficiais dos órgãos públicos estaduais, como o caso da Secretaria de Segurança Pública.
O documento está contando com um novo formato, onde estará juntando o antigo Registro Geral (RG), e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Seguindo essa linha, vale destacarmos que mesmo que o documento seja obrigatório para todos os cidadãos até seus 60 anos, ele estará sendo substituído gradualmente, enquanto a versão antiga segue válida até o ano de 2032.
Conforme informações do Ministério da Economia, só poderão ser emitidas as novas identidades para os cidadãos que estão com suas informações de CPF atualizadas.
Para quem não possui ou tem alguma pendência de informação incorreta no documento, precisa procurar o atendimento da Receita Federal para poder resolver a questão.
Além disso, também estará sendo disponibilizada a modalidade de RG Digital para qualquer aparelho móvel, seja ele iOS ou Android.
Então, a partir do momento que solicitar o novo documento, os órgãos estaduais poderão validar suas informações de identificação do cidadão através da plataforma gov.br.
Como verificar se minha região está emitindo o novo RG?
A fim de conferir se a região onde você mora está realizando as emissões do novo modelo de RG, você pode buscar as informações juntamente às redes Poupa Tempo e Expresso Cidadão.
Feito isso, para poder solicitar a sua nova versão de RG você precisa ter sua certidão de nascimento em mãos ou certidão de casamento.
É importante dizer também que as instituições responsáveis por emissão de RG que não estiverem aptas para fazer o novo documento, terão até o dia 6 de março do próximo ano para poderem já estarem aptos a emitir.
O que foi destacado como principal alteração no novo RG é que agora ele poderá ser utilizado digitalmente, através do aplicativo, que será autenticado por QR Code e funcionará da mesma forma de modo offline. Isso foi feito com o objetivo de que seja realizada a validação eletrônica visando a redução nos casos de falsificação.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp