Conecte-se conosco

Empresas

Novonor recebe proposta pela Braskem

Nelson Tanure é o interessado.

Publicado

em

A Novonor, antiga Odebrecht, informou que recebeu uma proposta não vinculante do fundo Petroquímica Verde, ligado ao empresário Nelson Tanure, para a aquisição do controle da Braskem (BRKM5). O anúncio foi feito por meio de fato relevante após questionamentos da própria Braskem sobre notícias veiculadas na imprensa.

Segundo o comunicado, a proposta prevê a transferência da participação da Novonor, que atualmente detém 50,1% das ações com direito a voto da Braskem, o que permitiria ao fundo assumir o controle indireto da petroquímica. O acordo prevê cláusulas de exclusividade nas negociações e está sujeito à análise de outras partes envolvidas, como a Petrobras, que possui 47% do capital votante da companhia.

“Nosso compromisso é com o longo prazo, com a indústria nacional e com a construção de uma Braskem ainda mais forte”, afirmou Tanure em nota. Conhecido por investir em empresas em reestruturação, o empresário disse que a transação está condicionada à superação de desafios como o impasse jurídico e ambiental em Alagoas, a modernização dos polos petroquímicos da Bahia e do Rio de Janeiro, e a redução do nível de endividamento da companhia.

A tentativa de venda da fatia da Novonor na Braskem se arrasta há anos. A companhia já esteve em tratativas com diversos interessados, como a estatal Adnoc (dos Emirados Árabes Unidos), a LyondellBasell, a Unipar Carbocloro e a J&F, sem sucesso.

A empresa

Fundada em 2002, a Braskem é a maior petroquímica da América Latina e uma das principais produtoras de resinas termoplásticas do mundo. Com unidades industriais no Brasil, Estados Unidos, México e Alemanha, a companhia atua na produção de polietileno (PE), polipropileno (PP) e PVC, além de produtos químicos industriais como eteno, propeno, butadieno, benzeno e soda cáustica. Também é pioneira na produção de plástico verde, feito a partir da cana-de-açúcar. A Braskem é controlada pela Novonor e tem como sócia relevante a Petrobras.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS