Economia
Novos beneficiários do Auxílio Brasil receberão os cartões esse mês, segundo o governo
Muitas famílias ainda utilizam o cartão do Bolsa Família, o que dificulta a dissociação entre o Auxílio Brasil e o antigo programa.
Os novos beneficiários do Auxílio Brasil deverão receber ainda no mês de junho o cartão do programa, criado pelo governo federal no ano passado para substituir o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial. Entretanto, a maior parcela das famílias beneficiárias ainda não possui um novo cartão físico para receber os pagamentos.
Leia mais: Chega a 2,78 milhões o número na fila de espera do Auxílio Brasil
O benefício passou a vigorar no mês de novembro de 2021, e o Ministério da Cidadania transferiu aproximadamente 14 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, de forma automática, para o novo programa. Por isso, os beneficiários que estavam dentro das regras não precisaram passar novamente pela malha de requisitos ou novas etapas de inscrição para receber os valores do novo programa.
As famílias que passaram a compor a lista de beneficiados do programa a partir de janeiro deste ano receberam o cartão do Auxílio Brasil em suas casas. Entre os meses de janeiro e junho, um pouco mais de 3 milhões de novos beneficiários foram avaliados como aptos para receber os R$ 400 de benefício.
Cartão do Auxílio Brasil será entregue em junho
O governo federal deverá iniciar brevemente a distribuição dos cartões do Auxílio Brasil para milhões de brasileiros, segundo o senador Flávio Bolsonaro (PL –RJ). O membro do Poder Legislativo, que é coordenador da campanha e filho do presidente da República, vê a substituição dos cartões como uma maneira de impulsionar a popularidade de seu pai, Jair Bolsonaro, em busca de sua reeleição para o mandato 2023-2026.
Uma ampla parcela das famílias ainda utiliza o cartão do antigo programa, o que dificulta a dissociação entre o Auxílio Brasil e o antigo programa liderado pelos governos petistas.
Para alcançar seu objetivo, o governo federal deverá investir, ao menos, 130 milhões de reais para realizar a emissão de aproximadamente 7,14 milhões de novos cartões do Auxílio Brasil. Mesmo após todo esse investimento, mais da metade das famílias beneficiadas pelo programa permanecerão sacando os valores do novo programa com os cartões do Bolsa Família.
“Em 10 a 15 dias vai começar a resolver. Quando troca o programa, troca o cartão, como é com plano de saúde”, disse Flávio Bolsonaro.
Uma equipe comandada pelo Ministério da Cidadania está percorrendo inúmeras cidades pelo interior do Brasil com a Jornada Auxílio Brasil, que é um evento que destaca as ações da assistência social e o debate sobre as principais questões do país e sobre os programas de transferência de renda do governo federal.
“A gente substitui os cartões sociais, que eram aqueles cartões apenas de tarja magnética, que ele só podia fazer um saque único nas agências da Caixa Econômica Federal, por um cartão de débito, um cartão bancário. A partir de agora, quem recebe um cartão do Auxílio Brasil não precisa mais se deslocar às agências bancárias ou lotéricas para fazer uso do benefício. Ele pode ser usado diretamente na padaria, no mercadinho e no comércio local”, esclareceu o secretário executivo da pasta, Luiz Galvão.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Finanças1 dia atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil