Bancos
Nubank e Mercado Pago recebem notificação do Procon-SP sobre cadastro no PIX sem permissão
Instituições terão que explicar sobre cadastros das chaves de segurança do PIX sem solicitações de clientes.
O Procon-SP disse nesta segunda-feira que enviou uma notificação ao Nubank e ao Mercado Pago pedindo explicações sobre casos de cadastros das chaves de segurança do PIX sem solicitação de usuários e sobre obstáculos para cancelamento.
O órgão de defesa do consumidor solicitou que as empresas indiquem por quais canais estão oferecendo o cadastro no PIX, mostrem como recebem permissão dos clientes para registro e como o cancelamento pode ser feito, entre outros esclarecimentos. As respostas devem ser enviada em até 72 horas.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) também recebeu ordem do Procon-SP para alertar os bancos para que não cadastrem clientes no PIX sem prévia autorização, considerada prática abusiva sujeita a multa.
Há alguns dias, o Banco Central divulgou uma lista das instituições com maior número de pedidos de registro no PIX, o sistema instantâneo de transferências bancárias que começará a operar em novembro.
O BC afirmou que mesmo detendo uma base de clientes muito menor do que as dos grandes bancos de varejo, Nubank e Mercado Pago juntos encabeçaram o ranking com folga, com mais de 12 milhões de chaves registradas, de um total de aproximadamente de 30 milhões.
O Nubank afirmou em nota que todas as chaves foram cadastradas com aval dos clientes, que isso está documentado, e que em mais de 6 milhões de clientes com chaves cadastradas, só duas reclamações foram registradas. “Essas pessoas foram contatadas e apresentamos com sucesso as evidências de que haviam, sim, dado autorização”, garantiu.
Já o Mercado Pago disse em nota que seu processo de cadastro das chaves PIX está de acordo com as regras do Banco Central, respeitando a liberação prévia dos clientes. Até agora, a empresa identificou que somente 0,01% dos mais de 4,5 milhões de cadastros de chaves realizados por seus usuários gerou dúvidas ou reclamações.
Também estão disponíveis diversos canais de contato para clientes em casos de dúvidas a respeito do assunto, acrescentou o Mercado Pago.
“Estamos todos em fase de aprendizado e atuando de maneira colaborativa para o sucesso da nova ferramenta”, escreveu na nota.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística20 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências