Conecte-se conosco

Bancos

Nubank lança cartão virtual temporário para compras online

Publicado

em

O banco digital Nubank anunciou uma novidade nessa quinta-feira (3) que deve impactar no mercado e na concorrência entre as instituições financeiras.

A fintech vai oferecer a opção de criar cartões virtuais que expiram em 24 horas. A ideia, basicamente, é garantir uma maior segurança, evitando cobranças indevidas e, até mesmo, fraudes com os dados do cartão.

A função começará a ser oferecida a partir deste dia 7 de agosto. E o processo de criação do cartão temporário é similar ao que já é feito para criar outros tipos de cartões virtuais. Veja o passo a passo abaixo:

Como obter o cartão temporário

1 – No aplicativo do Nubank, toque em “Meus cartões”;

2 – Em seguida, escolha a opção “Criar cartão virtual temporário”;

3 – Digite a senha de quatro dígitos;

4 – Depois da criação, toque em “Ver meus cartões”;

5 – Ao final, toque sobre o cartão virtual temporário, copie os dados necessários e comece a utilizá-lo na loja online desejada.

Diferença

A mudança mais sensível do cartão virtual temporário é mesmo que ele expira depois de 24 horas. A plataforma do Nubank deixa um aviso na aba “Meus cartões” sobre o tempo que falta para ele perder a validade.

Assim que o cartão atinge o prazo, ele é excluído e o cliente recebe uma notificação sobre o fim dele. Vale dizer, no entanto, que os demais recursos do cartão continuam valendo, como o limite e as opções de parcelamento.

Com a expiração do cartão, ele deixa de funcionar em carteiras ou plataformas digitais, como PicPay, Mercado Pago, Uber, Spotify, Netflix e outras. Vale, portanto, ficar atento a esse detalhe, caso você opte por utilizá-lo para assinar serviços e fazer cadastros em sites.

Facilidade

Hoje o Nubank já permite que o cliente faça vários cartões e os exclua quando desejar. É possível, por exemplo, gerar um cartão virtual para executar uma compra online somente e apagá-lo em seguida.

De certa forma, o novo jeito de se fazer cartões temporários vai automatizar e acelerar todo o processo. Os adeptos dessa modalidade de compra, com certeza, terão maior facilidade.

Opções parecidas

A novidade oferecida pelo Nubank é similar ao que já existe em alguns bancos tradicionais. O Itaú, por exemplo, possui um cartão temporário que expira em 48 horas. O Bradesco, da mesma forma.

No ramo das fintechs, o C6 Bank adota a estratégia de mudar periodicamente o código de segurança dos cartões para evitar fraudes e uso indevido dos dados do usuário. O BTG Pactual e o Santander costumam adotar a mesma tática.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS