Conecte-se conosco

Bancos

Nubank lança recurso que impede prints e gravações de tela

Nubank lança recurso exclusivo para Android que bloqueia prints e gravações de tela para aumentar a segurança dos usuários.

Publicado

em

Na última sexta-feira (24), o Nubank lançou um novo recurso para aumentar a segurança e privacidade de seus usuários. Trata-se de um bloqueio para prints e gravações de tela no aplicativo, disponível exclusivamente para usuários do Android. A medida visa evitar golpes que se utilizem de informações pessoais, impedindo a interceptação de imagens por terceiros e, consequentemente, o acesso a informações sensíveis como saldo, contatos frequentes e senha de acesso.

Embora a medida pareça inovadora, muitos bancos já adotam sistemas similares para evitar o roubo de credenciais. O Itaú, a Caixa e o Banco do Brasil são exemplos de instituições financeiras que já possuem tais sistemas, especialmente para o acesso pelo desktop.

O Nubank afirma que o novo recurso impede que vírus e malwares registrem o conteúdo mostrado na tela dos dispositivos. Essas pragas bancárias costumam registrar senhas ou tirar prints da tela para enviar aos bandidos, mas com a nova adição, essa prática não será mais possível.

Além disso, o Nubank recomenda que seus usuários apaguem imagens salvas na galeria do celular que contenham dados pessoais e verifiquem se não há informações comprometedoras em serviços de armazenamento na nuvem.

Para quem precisa enviar comprovantes de transação, o banco sugere o uso da ferramenta nativa do sistema. Os comprovantes podem ser gerados normalmente após as transações e enviados por e-mail, apps de mensagem ou nuvem, sem a necessidade de prints.

Vale lembrar que a medida chega em um momento delicado para o Nubank, que tem sido acusado de permissividade com a segurança. Nas redes sociais, há vários relatos de pessoas que tiveram dinheiro roubado de suas contas, geralmente após roubos ou perdas de celular.

Embora a instituição bancária ainda não tenha se manifestado oficialmente sobre esses casos, o bloqueio de prints poderia atrapalhar a coleta de provas pelos usuários lesados, que precisariam solicitar os dados formalmente para o banco digital. Entretanto, em contato com o Canaltech, o Nubank afirmou que isso não será um problema, já que será possível acessar todo o histórico de transações pelo aplicativo e exportar esse histórico em PDF ou JPG sem a necessidade de prints.

O Nubank ressalta que o lançamento do novo recurso faz parte de uma iniciativa de educação digital, diante dos riscos de segurança no Android. Com o aumento do número de golpes virtuais, é fundamental que as instituições financeiras tomem medidas de segurança para proteger seus usuários. E a adição do bloqueio para prints e gravações de tela é mais um passo importante nessa direção.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS