Bancos
Nubank pode mudar de nome? Nova regra do Banco Central levanta debate
Banco Central abriu uma consulta pública que pode impedir fintechs de usarem termos como “banco” no nome; Nubank pode ser afetado.
O Banco Central abriu uma consulta pública para discutir novas regras sobre a denominação de instituições financeiras no Brasil. A proposta pode impactar diretamente fintechs que utilizam termos relacionados a “banco” sem possuir essa licença específica.
Um dos casos mais emblemáticos seria o do Nubank, que poderia precisar remover a palavra “bank” do nome caso a norma seja aprovada.
O que diz a proposta do Banco Central?
A medida busca evitar que empresas sem licença bancária utilizem termos que possam gerar confusão entre os consumidores.
De acordo com o BC, a iniciativa pretende trazer mais transparência para o setor financeiro e alinhar a regulamentação brasileira às práticas internacionais.
A regra abrangeria tanto palavras em português quanto em outros idiomas, o que afetaria empresas como o Nubank.
Como a fintech opera no Brasil com a licença de instituição de pagamento e não de banco, ela poderia ser obrigada a retirar o sufixo “bank” do nome, ficando apenas como “Nu”.
Posicionamento do Nubank

Em resposta à consulta pública, o Nubank explicou ao Valor Econômico que está acompanhando as discussões e que “acredita que qualquer regulação nesse sentido será estabelecida após ampla discussão”.
A empresa também afirmou que confia que haverá tempo suficiente para avaliar todas as hipóteses possíveis antes da implementação da norma.
Além disso, o Nubank reforçou que respeita todas as regulamentações vigentes e possui as licenças necessárias para oferecer os produtos que disponibiliza atualmente.
A fintech destacou ainda que, se fosse necessário obter uma licença bancária, isso não traria impactos significativos para sua estrutura de capital.
O que pode acontecer agora?
A consulta pública sobre o tema segue aberta até o dia 31 de maio. Após esse prazo, o Banco Central avaliará as contribuições recebidas e poderá propor ajustes na norma antes de sua possível implementação.
Caso a mudança seja aprovada, fintechs que utilizam termos bancários em seus nomes precisarão se adequar à nova regra.
No caso do Nubank, a empresa teria que decidir se busca uma licença bancária formal ou se altera sua identidade visual para seguir operando como uma instituição de pagamento.
*Com informações de Valor Econômico.

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças18 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Finanças11 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Política2 dias atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política16 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Economia2 dias atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar