Economia
Nubank pode ter exposto CPFs até de quem não tem conta na fintech
Falha de segurança no aplicativo expõe dados bancários e CPF de quem recebe ou envia dinheiro para contas do roxinho via PIX.
Uma falha de segurança no Nubank pode estar expondo o CPF de quem possui conta em outros bancos que já transferiram ou receberam dinheiro para clientes do roxinho via PIX. O alerta foi feito em uma reportagem da agência de notícias The Intercept publicada nesta quarta-feira, 24.
Segundo a publicação, os dados podem ser acessados no próprio aplicativo do Nubank. Neste caso, ao selecionar a opção de transferência do PIX, é exibida uma lista com os contatos que já receberam pela conta do roxinho, ou para os quais o usuário já realizou transferências anteriormente. Quando o cliente clica em um desses contatos, aparecem na tela todos os dados bancários da pessoa, além do CPF.
Contudo, a falha só é observada quando a conta é de outras instituições financeiras. Ao selecionar um cliente da conta digital do Nubank, a informação aparece borrada. Segundo o documento de Segurança emitido pelo Banco Central, que criou o PIX, o CPF dos destinatários da transação devem ser ocultados.
“A seleção da chave deve retornar os dados do usuário recebedor para conferência: nome completo, CPF mascarado (ex: ***.777.888-**)/CNPJ, além de valor e opção de cancelar a transação antes da confirmação do pagamento”, diz o texto.
Além de ir contra as normas de segurança estabelecidas pelo Banco Central, a falha do Nubank também fere a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que determina que instituições públicas ou privadas só podem armazenar dados de usuários mediante seu consentimento.
O problema deixa usuários vulneráveis à golpes e fraudes. Isso porque criminosos podem usar o CPF para acessar outros dados pessoais como endereço e telefone, e com tais informações, podem abrir contas em bancos, contratar cartões de crédito e empréstimos e adquirir linhas telefônicas ilegalmente, entre outros perigos.
Em nota, o Nubank esclareceu que segue as normas do Banco Central, e negou que a divulgação dos CPFs seja uma falha de segurança. Segundo a empresa, na verdade, trata-se de uma “segurança adicional aos clientes, pois permite que eles possam enviar recursos facilmente para contas com as quais transacionaram anteriormente, reduzindo o risco de erro na digitação manual dos dados ou pelo envio da chave que mudou de titularidade”.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF24 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia19 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas16 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?