Conecte-se conosco

Tecnologia

Nvidia anuncia novos chips de IA

Companhia é uma gigante da tecnologia.

Publicado

em

Ontem, a Nvidia revelou uma nova geração de chips de inteligência artificial e software projetado para suportar modelos de IA. O anúncio ocorreu durante a conferência de desenvolvedores da Nvidia em San Jose, em um momento em que a empresa busca reforçar sua posição como líder no fornecimento de tecnologia para empresas de IA.

De acordo com a CNBC, desde que o ChatGPT da OpenAI impulsionou o crescimento da IA no final de 2022, as ações da Nvidia aumentaram cinco vezes e as vendas totais mais do que triplicaram. As GPUs de alta performance da Nvidia são fundamentais para treinar e implantar modelos de IA em grande escala. Grandes empresas como Microsoft e Meta gastaram bilhões de dólares na aquisição desses chips.

A nova geração de processadores gráficos de IA recebeu o nome de Blackwell. O primeiro chip da série Blackwell, chamado GB200, está programado para ser lançado ainda este ano. A Nvidia está atraindo seus clientes com chips mais potentes para estimular novas demandas, especialmente porque empresas e desenvolvedores de software ainda enfrentam dificuldades para obter os atuais H100s “Hopper” e chips similares.

“O Hopper é excelente, mas precisamos de GPUs ainda mais poderosas”, afirmou o CEO da Nvidia, Jensen Huang, durante a conferência de desenvolvedores realizada na Califórnia na segunda-feira.

Nvidia

Além dos novos chips, a empresa também apresentou um software chamado NIM, projetado para gerar receita facilitando a implementação de IA. Isso proporciona aos clientes mais um motivo para continuarem a utilizar os chips da Nvidia, mesmo em meio a uma crescente concorrência.

Os executivos da Nvidia destacam que a empresa está evoluindo de uma mera fornecedora de chips para uma provedora de plataforma, semelhante à Microsoft ou Apple, na qual outras empresas podem construir software.

GPUs

Das acrescentou que o novo software da Nvidia simplificará a execução de programas em todas as GPUs da empresa, inclusive nas mais antigas, que podem ser mais adequadas para implantação, mas não para construção de IA.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS