Agronegócio
O encanto do Asplênio: Dicas preciosas para um cultivo saudável da samambaia!
A espécie de samambaia Asplênio, com o nome científico Asplenium nidus é uma planta que se apresenta com uma folhagem exuberante e muito elegante. Muito usada para dar um toque de verde e frescor no ambiente.
Popularmente, o Asplênio é chamado de ninho de passarinho, com um visual exótico e que chama muito a atenção. É uma planta muito usada para decoração e que se adapta bem aos ambientes internos das casas.
De origem asiática, essa planta faz parte da família das samambaias, com tons vivos. É epífita, o que significa que ela se desenvolve em árvores e pedras e precisa de uma superfície para fazer de suporte.
Como cultivar a samambaia Asplênio
A samambaia Asplênio é uma espécie considerada de sombra e se desenvolve melhor em ambientes com iluminação indireta. Ela não deve ser exposta diretamente à luz do sol para evitar danos às folhas, que são muito sensíveis.
Sala de jantar, banheiros e sala de estar são ambientes muito favoráveis para essa planta, ao oferecer iluminação difusa e sombra parcial, são locais propícios para seu crescimento.
O substrato ideal deve ser rico em matéria orgânica, bem drenado e ligeiramente ácido. O solo deve ser específico para samambaias ou uma mistura de turfa, casca de pinus e areia para proporcionar um ambiente adequado para o crescimento das raízes.
O vaso precisa ser escolhido com um bom sistema de drenagem, com furos na base para evitar o acúmulo em excesso de água e o apodrecimento das raízes por causa do encharcamento do solo.
Tipos de Asplênio
Da mesma forma que diversas outras plantas, a samambaia Asplênio pode ser fragmentada em diversos tipos, cada uma delas com suas peculiaridades. Veja a seguir algumas delas:
- Asplenium nidus
- Asplenium antiquum
- Asplenium australasicum
- Asplenium crissie
Cuidados necessários
A espécie Asplenium nidus necessita de umidade constante, mas não tolera um solo encharcado. Por isso, a planta deve ser regada regularmente, mas é recomendado não deixar a água acumulada no pratinho do vaso.
Essa espécie precisa de alta umidade do ar para se desenvolver bem, uma dica é borrifar água nas folhas regularmente para proporcionar um ambiente mais úmido.
Outras formas de aumentar a umidade para a planta é colocar uma bandeja com água próxima ao vaso ou fazer uso de um umidificador também pode beneficiar as condições para o crescimento.
As temperaturas amenas são as mais ideais nesse caso, entre 18ºC e 24ºC. Não é recomendado expor a planta às correntes de ar frio e temperaturas extremas, por isso, elas devem ser protegias durante os meses de frio.
A adubação deve ser feita a cada dois meses de forma suave, com um fertilizante líquido balanceado e diluído na metade da dose. Sempre evitando os excessos.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia22 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira11 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos