Tecnologia
O GPS não é tudo: Técnicas avançadas para rastrear seu celular desligado
Vivemos em um mundo cada vez mais conectado, onde os smartphones se tornaram basicamente uma extensão dos nossos corpos. Esses celulares inteligentes, sem sombra de dúvidas, são aparelhos incrivelmente úteis para as mais diversas atividades, sejam de lazer, interação social, profissional e afins.
No entanto, é preocupante saber que existem maneiras pelas quais nosso aparelho celular pode ser rastreado sem o nosso consentimento. Conhecer essas ferramentas e métodos é essencial para proteger a nossa privacidade e adotar algumas medidas para evitar possíveis violações.
4 formas de rastrearem seu celular sem que você saiba
Redes Wi-Fi públicas
Ao se conectar a redes Wi-Fi públicas, como em cafés, shoppings ou aeroportos, você pode estar sujeito a rastreamento. Essas conexões podem ser invasivas, já que, para usar a internet de graça, o serviço pede que o usuário concorde em ter a localização acessada.
Assim, o provedor consegue registrar a localização do aparelho sempre que chegar ao alcance de algum dos pontos de acesso. Uma recomendação para quando usar as redes abertas: use um VPN, tecnologia que aumenta a privacidade dos usuários.
Rastreamento de ativos de Bluetooth
O Bluetooth é uma tecnologia incrível para conexão e comunicação entre dispositivos, mas, infelizmente, também pode ser usado para rastrear seu celular sem que você tenha conhecimento. Alguns dispositivos, como beacons, podem enviar sinais para coletar informações sobre sua localização e preferências.
Spywares
Spywares são aplicativos maliciosos instalados em seu celular sem que você saiba. Eles podem rastrear sua localização, acessar suas mensagens, registros de chamadas e até mesmo sua câmera e microfone. O essencial é ter um antivírus confiável instalado no aparelho e evitar baixar aplicativos de fontes desconhecidas.
Torres de operadoras de telefonia
As torres de telefonia móvel podem ser usadas para rastrear a localização do seu celular. Hackers ou, mais comumentemente, agências de inteligência podem explorar as redes móveis para interceptar sinais e obter informações sobre a sua localização.
O que fazer?
É fundamental tomar algumas atitudes para proteger sua privacidade e evitar ser rastreado sem seu consentimento. Use redes Wi-Fi seguras, desative o Bluetooth enquanto não estiver em uso, mantenha seu celular sempre atualizado e utilize um antivírus confiável para detectar e remover spywares.

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei