Curiosidades
O INMET afirma que há risco de fortes tempestades em certas localidades
Atenção, o Instituto Nacional de Meteorologia afirma que existe risco de tempestades muito fortes em certos estados brasileiros.
Atenção, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) afirma que existe risco de tempestades muito fortes em certos estados brasileiros.
O INMET é ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e emitiu recentemente o alerta laranja para possibilidade de fortes tempestades.
É preciso se atentar, essas chuvas podem causar queda de árvores, alagamentos, risco de descargas elétricas e a queda de energia.
Para evitar riscos, é orientado pelo Instituto que em caso de fortes chuvas, não se abrigue em baixo de árvores ou perto de torres de transmissão. Nesses lugares o risco de descarga elétrica é maior. Também é aconselhado desligar aparelhos elétricos e se possível, o quadro de energia geral da casa.
As áreas afetadas segundo o alerta do INMET, que pode ser acessado clicando aqui, serão Ocidental do Tocantins, Oriental do Tocantins, Leste Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Centro Goiano, Norte Mato-grossense, Sudoeste Paraense, Sudeste Paraense, Sul Amazonense, Centro Amazonense, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Extremo Oeste Baiano e Distrito Federal.
O alerta é para o período entre às 9h30 do dia 16 de novembro de 2022 até as 10h da manhã do dia 17 de novembro de 2022. Haverão chuvas, previsto para um volume de 30 a 60 mm/h, ventos fortes com velocidade de 60 a 100 km/h.
Caso você more num dos locais afetados, deve-se seguir as indicações anteriormente citadas que foram disponibilizadas pelo INMET. Em caso de dúvidas, mais informações serão concedidas junto a Defesa Civil, número de telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, número de telefone 193.
Para aqueles que moram em lugares que já tem histórico de riscos de alagamento, por exemplo, o cuidado deverá ser redobrado.
Áreas de alerta amarelo
O alerta amarelo não apresenta altos riscos de queda de energia, alagamentos ou queda de árvores, no entanto, as chuvas podem ser de 20 e 30 mm/h e ventos intensos de 40 a 60 km/h.
Os locais onde o alerta amarelo é vigente são, Centro Goiano, Leste Goiano, Noroeste Goiano, Sul Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Noroeste de Minas, Nordeste Mato-grossense, Norte Mato-grossense, Centro-Sul Mato-grossense, Sudeste Mato-grossense, Sul Amazonense e Leste Rondoniense.
Em caso de tempestade
Não é recomendado ficar próximo a janelas, fique em locais fechados e cobertos, caso esteja ao ar livre, procure abrigo, de preferência longe de árvores.
Fique atento a novas notícias sobre a tempestade, por rádio ou pela internet. Evite usar o telefone durante a tempestade.
Caso esteja de carro, estacione em um lugar alto, para evitar alagamentos, de preferência longe de árvores, torres e rede elétrica.

-
Tecnologia20 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Impressione os recrutadores! Veja as principais perguntas de entrevistas e como respondê-las
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking