Economia
O novo modelo de incentivo para os funcionários de grandes empresas
A Nestlé é uma das empresas que já adotaram esse modelo de incentivo, e muita coisa mudou após essa adoção. Saiba mais!
A maioria dos profissionais buscam um emprego que ofereça plano de carreira para que possam evoluir dentro da empresa, pois a falta de incentivo de crescimento é muito frustrante, além disso, acaba por ser um dos maiores motivos de demissão voluntária. Porém, modelos tradicionais de progressão não são mais a melhor forma de oferecer este incentivo.
Veja também: Produtividade na indústria atinge menor nível desde março de 2020, diz CNI
Isso quem diz é Rafael Souto, presidente da Produtive:
“No modelo antigo era a empresa que determinava o desenvolvimento do profissional, seu plano de carreira. Hoje, isso precisa ser construído em colaboração com o funcionário, que deve ser protagonista de sua jornada. Não é um processo fácil. Por muitos anos, as companhias acreditaram que, ao contratar alguém, a pessoa se tornava um recurso da empresa; portanto, podiam determinar seus passos. Esse sistema está colapsando.”, disse ele.
Segundo ele, para o funcionário, empresa deve oferecer oportunidades de crescimento, mas que atendam suas vontades e a demanda da empresa. Isso é chamado de carreira em nuvem, que é quando se tem menos hierarquia e mais fluidez nas atividades. Isso também significa que os colaboradores podem contribuir em atividades que não estão diretamente relacionadas as suas funções.
A Nestlé é uma das empresas que já adotaram esse modelo de incentivo e, de acordo com Enrique Rueda, que é vice-presidente de recursos humanos e compliance da Nestlé, muita coisa mudou após essa adoção. Ele diz que houve uma aceleração nas tendências, digitalização e flexibilidade, além de descobrir e reter os melhores talentos na empresa.
Enrique Rueda-Vice-Presidente de recursos humanos da Nestlé
Com este modelo, além de buscar uma evolução profissional, eles buscam que o funcionário evolua em seu pessoal também, valorizando a individualidade de cada um e personalizando as práticas empresariais.
Uma destas ações planejadas pela empresa é o TalentHub, que consiste em uma plataforma de desenvolvimento, onde funcionários de alta performance no desempenho da empresa podem participar. Lá, eles contam com treinamentos e mentorias, permitindo que os funcionários explorem seus potenciais.
Outra ação é o People Match, que conta com uma plataforma onde os funcionários podem criar um perfil, onde adicionam suas habilidades e interesses pessoais. Os gestores que tiverem projetos também os cadastram na plataforma, onde os interesses são cruzados. A ação foi criada em agosto de 2021, já teve 800 perfis cadastrados e mais de 40 projetos.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia14 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança