Conecte-se conosco

Agronegócio

O que a válvula nas embalagens de café esconde? Revelamos o segredo!

Já se perguntou o que era aquela válvula na embalagem do café? Descubra para que ela serve e como pode te ajudar e ter mais qualidade.

Publicado

em

Tomar um cafezinho é um hábito indispensável na rotina do brasileiro, tanto que já pode ser considerada uma paixão nacional. Mas, para garantir um café de qualidade, é preciso saber escolher bem o produto na hora da compra.

Você sabe como fazer essa escolha da forma correta? Algumas dicas são observar se a embalagem está bem fechada, se o café tem boa procedência e se ele foi torrado há pouco tempo.

Além disso, um fator determinante para a maioria dos amantes de um bom cafezinho é o amora. Afinal, para muitos, ele é ainda mais apreciado do que o paladar, por isso, é fundamental encontrar um que nos agrade.

Você já deve ter reparado que muitas embalagens de café, atualmente, possuem uma pequena válvula, não é mesmo? Mas sabe para que ela serve?

Presente em embalagens mais sofisticadas, ela é comumente utilizada para sentir o aroma do café torrado antes de a embalagem ser aberta. Exatamente isso, através desta válvula você pode saber se o cheiro do café te agrada!

E outro fato interessante é que essa válvula é unidirecional, ou seja, não permite a entrada de insetos ou contaminantes.

Mas não é apenas para que você sinta o aroma do café e possa escolher o de melhor qualidade. Essa válvula foi elaborada para permitir que o dióxido de carbono ainda produzido possa sair da embalagem. Isso mesmo: a embalagem de café contém gás carbônico. Mas qual o motivo disso?

O café, após a sua torrefação, ainda demora alguns dias para estar completamente pronto. Porém, como os grãos são embalados logo após esse processo ser realizado, o dióxido de carbono continua a ser liberado enquanto o café é embalado e fechado em pacotes para a venda.

Durante alguns dias, o gás carbônico ainda é liberado e pode levar à perda de qualidade dos grãos recém-torrados. Essa válvula circular, presente nas embalagens, permite que o dióxido de carbono saia da embalagem sem prejudica-la ou, até mesmo, aos grãos de café dentro dela.

Com isso, os grãos de café têm a vida útil prolongada e permanecem mais saborosos por mais tempo. Além disso, evita que as embalagens estufem nas prateleiras.

Tudo isso elaborado e posto em prática para que você possa tomar seu café com um sabor de qualidade e aroma de fresquinho por mais tempo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS