Finanças
O que acontece com as dívidas depois de 5 anos?
Você sabia que as suas dívidas não desaparecem depois de cinco anos? Muita gente acredita que, após esse prazo, elas são perdoadas e não precisam mais ser pagas. No entanto, isso não é bem verdade.
O que acontece é que elas “caducam”, ou seja, deixam de ser registradas nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Isso significa, na prática, que o nome do devedor fica limpo e ele pode voltar a ter acesso a compras parceladas, empréstimos e financiamentos. Mas a dívida continua existindo e pode, inclusive, ser cobrada.
Isso pode trazer muitos problemas para o devedor no futuro. Por exemplo, se você deixou de pagar uma conta de cartão de crédito há cinco anos, o banco pode entrar na justiça para cobrar o valor atualizado, com multas e juros.
Assim, você pode ter uma surpresa desagradável ao receber uma intimação judicial para quitar uma dívida que já era alta e ficou ainda maior. Além disso, se a dívida não for paga judicialmente, o nome do devedor pode voltar a ficar sujo e até mesmo receber uma determinação para a penhora de bens.
É importante ressaltar que o bem de família, como o imóvel em que residem, não pode ser penhorado judicialmente. No entanto, contas, automóveis e mais podem, sim, ser tomados para garantir o pagamento da dívida, caso o credor busque a justiça e o juiz do caso considere o pedido válido.
Além disso, em alguns casos, conforme é comum nos empréstimos e financiamentos, é possível usar um bem como garantia de pagamento. Este, pode ser tomado sem qualquer envolvimento da justiça, já que está previsto contratualmente.
Por isso, o melhor a fazer é não deixar as dívidas se acumularem e negociar com os credores assim que possível. Assim, você evita pagar multas e juros abusivos, limpa o seu nome e recupera a sua saúde financeira. Lembre-se: dívida boa é dívida paga!

-
Política13 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia20 horas atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Agronegócio2 dias atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Empresas2 dias atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Finanças1 dia atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Cotidiano2 dias atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Economia2 dias atrás
INSS adota novas regras para proteger dados de segurados