Conecte-se conosco

Automobilística

O que diz a lei sobre celular ao volante?

Saiba por que usar o celular ao volante pode ser uma decisão fatal. Conheça os perigos envolvidos e as consequências legais dessa prática proibida.

Publicado

em

A tentação de verificar mensagens ou atender chamadas no celular enquanto dirigimos é real, mas os perigos que essa ação representa são ainda mais reais. A cada ano, inúmeros acidentes graves são causados pela distração que se resulta do uso do aparelho no volante.

Os riscos são alarmantes: o ato de digitar, ler mensagens ou falar ao telefone enquanto dirige pode diminuir drasticamente sua atenção na estrada. O tempo de reação é reduzido, sua percepção fica comprometida e a capacidade de tomar decisões rápidas é prejudicada.

Mesmo uma fração de segundo de distração pode trazer consequências devastadoras, que afetam não só você e os passageiros do seu carro, como também todos os outros envolvidos no trânsito, estejam eles de carro, moto, caminhão ou até mesmo a pé.

Além do risco direto para a sua segurança e dos demais, usar o celular enquanto dirige também é ilegal em muitos lugares, podendo resultar em multas pesadas, pontos na carteira e na consequente perda da habilitação que permite conduzir veículos.

Consequências de usar o celular no volante

De acordo com a legislação brasileira vigente, o motorista flagrado mexendo ou apenas segurando o celular enquanto dirige está cometendo infração gravíssima, devendo receber sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa no valor de R$ 293,47.

Inclusive, se engana quem acha que está tudo bem mexer no celular enquanto está parado no semáforo fechado, pois a prática é igualmente proibida, já que o momento também é parte do ato contínuo de dirigir.

A única exceção — que, na verdade, não é bem exceção — é usar aplicativos de localização no celular, mas o aparelho deve ficar fixado no para-brisa ou painel dianteiro do veículo, em local que não comprometa a visibilidade da rua. Não é permitido mexer no aparelho mesmo assim, apenas observar as instruções de direção.

Caso o motorista precise inserir manualmente algum endereço ou operar o GPS de alguma forma, é preciso parar o veículo e desligar o motor, caso queira evitar as consequências do ato proibido.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS