Conecte-se conosco

Economia

O que é o combustível do futuro e como afetará a gasolina no Brasil?

Nova lei aprovada recentemente aumenta a mistura de etanol e biodiesel nos combustíveis.

Publicado

em

Em um movimento significativo, o Brasil dá um passo à frente na busca por soluções sustentáveis com a sanção da Lei do Combustível do Futuro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a medida no último dia 6 de agosto. Essa iniciativa promete transformar o cenário energético do país, impactando diretamente no consumo de gasolina e diesel.

A proposta, conhecida como PL 528/2020, estabelece metas ambiciosas para aumentar o uso de biocombustíveis, como etanol e biodiesel. Com essa mudança, o país espera reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa. A expectativa é evitar 705 milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2037.

O marco regulatório também se destaca por destravar investimentos robustos, que totalizam R$ 260 bilhões. Esses investimentos são essenciais para viabilizar a captura e estocagem de carbono, além de promover avanços nas tecnologias verdes.

Imagem: reprodução

Aumento na mistura de biocombustíveis

Com a nova regulamentação, a quantidade de etanol na gasolina poderá alcançar até 35%. Atualmente, a mistura varia entre 22% e 27,5%. Essa mudança significativa visa incentivar o uso de fontes renováveis, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis.

No caso do diesel, a adição de biodiesel aumentará gradativamente. Atualmente, o percentual de biodiesel no diesel é incrementado anualmente em um ponto percentual.

Até 2025, essa mistura atingirá 15%, e a meta é que chegue a 20% em 2030. Além das mudanças na mistura de combustíveis, a nova lei institui programas nacionais de diesel verde e biometano.

Combustível sustentável para aviação

A partir de 2027, as companhias aéreas operando no Brasil também terão que adotar o combustível sustentável de aviação. O objetivo é reduzir em 10% as emissões de gases de efeito estufa em voos domésticos até 2037.

Essas diretrizes fazem parte do Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação, um passo significativo para uma aviação mais verde.

Ao aumentar o uso de biocombustíveis, o Brasil não apenas se compromete com a sustentabilidade, mas também estabelece um exemplo para outras nações.

O futuro dos combustíveis no país parece promissor, pelo menos no que diz respeito ao alinhamento com as demandas ambientais globais.

*Com informações de CNN Brasil.

Formado em História e em Tecnologia de Recursos Humanos. Apaixonado pela escrita, hoje vive o sonho de atuar profissionalmente como Redator de Conteúdo para Web, escrevendo artigos, em diversos nichos e formatos diferentes.

Publicidade

MAIS ACESSADAS