Mundo
Salário Família: veja as formas de receber esse benefício em 2022
Aprenda quem pode ser beneficiado pelo salário família e como se cadastrar para recebê-lo.
Alguns benefícios sociais auxiliam nos custos de vida de determinados grupos. Nesse caso, o Salário Família é um recurso pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que acabou de sofrer um reajuste em janeiro deste ano, atualizando o valor pago. Conheça.
Veja também: Cortes no Auxílio Brasil? Aprenda a evitar que seu benefício seja desligado
O que é o salário família?
O Salário Família funciona como um tipo de benefício previdenciário. Ele fica disponível para trabalhadores na faixa de baixa renda e que possuam na composição familiar filhos, enteados ou equivalentes, menores do que 14 anos de idade. Além disso, também se inclui membros com algum tipo de deficiência, independentemente da idade.
Dessa forma, o benefício é distribuído com base no número de dependentes menores de 14 anos ou portadores de deficiência sobre a responsabilidade de um adulto. Além do mais, aposentados com idade superior a 60 anos para as mulheres e 65 anos para os homens, que possuam dependentes nessas condições, também têm direito ao benefício.
Qual o valor?
Desde a aprovação da PEC n° 103 de 2019, o Salário Família passou a ter um valor fixo. O processo unificou os valores após a reforma da Previdência Social, já que antes o benefício era variado a depender da faixa de salário que a família recebia.
Portanto, o valor fixo é apenas reajustado de acordo com o 1° dia de janeiro, que é quando começa a valer o salário mínimo no ano. Assim, com base no salário mínimo de 2022, a cota do salário família é de R$ 56,47 para cada membro nas condições já citadas. Além do mais, a remuneração mensal da família não pode ser superior a R$ 1655,98.
Como se cadastrar
Primeiramente, como ocorre nos benefícios sociais, alguns requisitos básicos devem ser cumpridos. Junto a isso, é necessário apresentar a caderneta de vacinação completa para os dependentes até 6 anos, e a comprovação de frequência escolar daqueles entre 7 e 14 anos.
Com isso, caso você tenha um emprego de carteira assinada, basta conversar com o empregador para requerer o Salário Família, pois é ele quem concede o benefício. Entretanto, no caso de trabalhadores avulsos, deve ser feito a solicitação diretamente ao sindicato ou outro órgão responsável pela classe.
Por fim, no caso de aposentados, trabalhadores afastados que recebem auxílio-doença, e outros beneficiários do INSS, o pedido deve ser feito através de um requerimento no próprio INSS.

-
Finanças21 horas atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Política2 dias atrás
Descubra o que é ‘agenda woke’ e por que Trump quer combatê-la
-
Finanças2 dias atrás
Três melhores carnes de 2ª que fazem um churrasco de 1ª
-
Bancos2 dias atrás
Quem pode usar as salas vips dos bancos em aeroportos?
-
Tecnologia1 dia atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mundo2 dias atrás
Estudo descobre quais são as 20 cidades mais poluídas do mundo
-
Política2 dias atrás
Risco de guerra na Europa atinge níveis alarmantes, alerta França
-
Mercado de Trabalho20 horas atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria