Mercado de Trabalho
O que faz um profissional de sustentabilidade com salário de R$ 10 mil?
O Relatório de 2023 do World Economic Forum aponta mudanças significativas no mercado de trabalho, prevendo que cerca de 23% dos empregos serão impactados nos próximos cinco anos. Essa pesquisa se junta a um extenso conjunto de análises que alertam sobre as transformações iminentes no cenário profissional.
Embora as preocupações em relação às nossas escolhas e preparação sejam compreensíveis diante dessa avalanche de informações, é importante destacar a demanda crescente por novas e promissoras carreiras, como a de profissional de sustentabilidade.
Você sabe o que um profissional de sustentabilidade faz e quanto ele ganha? Vamos te contar todos os detalhes agora mesmo para você conhecer ainda mais sobre a profissão do momento.
Conheça o profissional de sustentabilidade
O crescimento da sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) tem impulsionado o surgimento de uma variedade de novos negócios e profissões voltados para essas áreas. De acordo com o Glassdoor, site especializado em empregos, o salário médio nacional de um Especialista em Sustentabilidade no Brasil é de R$10.520.
A alta demanda por esses profissionais é evidente ao observar os anúncios de vagas em empresas renomadas, como Enel, TOTVS e Ambev, listados em seus respectivos sites. Essa busca incansável destaca a importância dessas profissões no auxílio às empresas para integrar práticas sustentáveis, por exemplo.
O papel de um profissional de sustentabilidade é impulsionar a mudança em direção a práticas mais responsáveis e criar valor a longo prazo, levando em consideração os impactos ambientais, sociais e de governança, a ESG.
Como Especialista de Sustentabilidade na Engie Brasil desde 2020, Flávia Teixeira descreve seu papel como sendo de articulação.
Flávia optou por se especializar em questões socioambientais, buscando aprimorar suas habilidades técnicas e atuar como uma ponte entre diferentes universos e atores. Ela estabelece conexões entre ONGs, institutos de pesquisa, departamentos financeiros e ativistas, permitindo a colaboração e o diálogo entre essas diversas partes interessadas.
A ESG se tornou um termo popular no mundo corporativo e financeiro, abrindo caminho para aproximar as empresas do esforço coletivo necessário para um mundo mais limpo, além do sentimento de responsabilidade individual e a contribuição para o esforço coletivo que precisa ser feito.
O papel da tecnologia nisso é fornecer ferramentas mais eficientes e de maior alcance, permitindo que os profissionais de sustentabilidade tenham um impacto positivo ainda maior. Por isso, sua presença está sendo cada vez mais requisitada.

-
Tecnologia21 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Impressione os recrutadores! Veja as principais perguntas de entrevistas e como respondê-las
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking