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Automobilística

O que mudou nos novos semáforos de SP?

Novidade já começou a operar em São Paulo e trouxe à tona a curiosidade de quem conduz pela cidade. Confira mais informações.

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O semáforo é um dispositivo de controle de tráfego que consiste em luzes coloridas em um poste, geralmente localizado em cruzamentos de vias ou em outros pontos de tráfego. Como todo mundo sabe, ele tem um trabalho importante para manter a ordem no trânsito.

Pensando em melhorar cada vez mais para o motorista, a cidade de São Paulo está apostando na modernização dos seus semáforos. A ideia é reduzir os congestionamentos e agilização dos reparos em caso de falhas nos sinais de trânsito.

Os novos semáforos já estão sendo instalados em vias como as avenidas Pompéia e Doutor Arnaldo, localizadas na Zona Oeste da capital.

Estes novos dispositivos vêm acompanhados de placas com a inscrição Semáforo em Modernização, além de serem equipados com câmeras e apresentarem uma faixa amarela na borda de suas caixas de luz.

Como funcionam os novos semáforos de São Paulo?

Uma novidade que os condutores irão notar nos semáforos é a inclusão de uma câmera, conhecida como laço virtual, que mede a quantidade de carros aglomerados em frente ao sinal. Essa câmera substitui os tradicionais laços instalados no asfalto, que são utilizados pelos semáforos convencionais.

A vantagem do laço virtual é que a operação do semáforo não é afetada por recapeamentos ou reparos que demandem a remoção temporária do laço comum.

Outro ponto é que os semáforos inteligentes estão interligados tanto entre si quanto com um centro de controle por meio de fibras ópticas e chips de telefonia. Essa ligação possibilita uma supervisão em tempo real do seu desempenho de maneira mais controlada.

A expectativa é que, até o final de 2023, pelo menos 270 cruzamentos estejam atualizados. Os novos semáforos, descritos como inteligentes por Mauricio Nastari, gerente de iluminação pública da SP Regula, são capazes de ajustar automaticamente a duração das luzes verdes e vermelhas de acordo com as condições de tráfego.

Os tempos máximo e mínimo de exibição dessas luzes são programados pela CET e podem ser ajustados pelo próprio semáforo para otimizar o fluxo de veículos. Além disso, essa programação pode ser modificada por operadores da CET através de um centro de controle.

A novidade parece ter agradado muitos motoristas que conduzem pela cidade de São Paulo. Agora é esperar para ver todos os principais cruzamentos estejam equipados com essa novidade e quais benefícios ela pode trazer para a cidade.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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