Conecte-se conosco

Agronegócio

O que plantar no outono? Veja 8 espécies para cultivar nesta estação

Outono, iniciado em 20 de março, traz uma diversidade de frutas e hortaliças ideais para cultivo.

Publicado

em

Com a chegada do outono no Hemisfério Sul, iniciado em 20 de março, agricultores e entusiastas da jardinagem encontram uma excelente oportunidade para o plantio de diversas frutas e hortaliças adaptadas à transição climática da estação. Esse período é particularmente convidativo para quem deseja manter uma horta produtiva, rica e diversificada.

A estação é marcada pela transição das altas temperaturas do verão para o frio do inverno, proporcionando condições favoráveis para o cultivo de espécies específicas. Entre as opções disponíveis, estão tanto frutas suculentas quanto hortaliças nutritivas que garantem uma horta cheia e fresca durante os próximos meses.

8 espécies ideais para plantar no outono

Cada região do Brasil oferece condições únicas de cultivo, o que exige dos produtores uma escolha cuidadosa das espécies.

A seguir, vamos explorar algumas das melhores opções para o plantio nesta estação, com base também nas regiões do país.

1. Abóbora

Apesar de ser uma hortaliça, a abóbora se destaca por sua riqueza em vitaminas, fibras e minerais.

No entanto, deve ser cultivada em regiões onde as temperaturas não caem drasticamente, como no Centro-Oeste, Norte e Nordeste, para não passar por geadas e eventos muito frios.

Abóbora pode ser usada até para fazer doce – Imagem: Marius Ciocirlan/Unsplash

2. Acelga

Originária da Ásia, a acelga é rica em nutrientes e fibras. No Brasil, recomenda-se seu plantio no Sul, Sudeste e Norte, com a colheita das primeiras folhas ocorrendo após 70 dias.

3. Alface

Popular em saladas, a alface é adaptável a diversas regiões do país, pois pode ser plantada no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, com uma boa colheita feita entre 60 e 80 dias.

4. Batata

Comum em várias culturas, a batata requer solo arenoso e bem drenado. Por isso, as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país são as mais indicadas para seu cultivo.

5. Cenoura

A cenoura, rica em betacaroteno, deve ser plantada em solos fofos, especialmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e a colheita é realizada três meses após o plantio.

6. Mandioquinha

Também conhecida como batata-baroa, tal tubérculo é cultivado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina são os principais produtores desse vegetal.

7. Melancia

Essa fruta doce precisa de temperaturas elevadas para crescer e, assim, frutifica muito bem em regiões como o Norte e o Nordeste. A colheita é feita ao observar que a casca está amarelada.

Melancia é uma fruta refrescante e uma sobremesa saudável – Imagem: Lisa from Pexels/Pexels

8. Morango

Esse, na verdade, é um pseudofruto que traz muitos benefícios à saúde e pode ser cultivado no Sul e Sudeste, sendo colhido após 70 dias do plantio.

O outono abre uma janela de oportunidade para o cultivo de várias espécies, cada uma adequada a diferentes regiões do Brasil. Seja para o consumo próprio ou para comercialização, a escolha certa dos produtos assegura uma colheita proveitosa e nutritiva.

* Com informações do portal Globo Rural.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS