Empresas
O que pode acontecer se você mudar de cidade enquanto trabalha em home office?
Decidir se mudar enquanto trabalha remotamente sem informar seu empregador pode gerar problemas, como, por exemplo, deixar de ser assegurado pelo convênio.
Durante a pandemia, diversas empresas e funcionários tiveram que se adaptar rapidamente para continuar trabalhando, e o home office, assim como também o modelo híbrido, chegou para ficar.
Tanto o modelo home office, aquele em que você trabalha de casa, quanto o modelo híbrido, no qual você vai algumas vezes ao escritório da empresa, estão presentes, hoje, nas propostas de emprego em todo o país, tendo sido muito bem aceitos pelo conforto de se trabalhar da sua própria residência e evitar o trânsito entre casa e trabalho.
Mas, agora, algumas empresas que tentam trazer os funcionários de volta aos escritórios acabam encontrando resistência, seja pelos empregados gostarem do conforto de não precisarem perder tempo com o deslocamento ou até por terem se mudado de cidade, estado ou país, muitas vezes sem comunicar a empresa.
Segundo dados da Vice.com no Reino Unido, 40% dos funcionários do setor de Recursos Humanos (RH) descobriram que os funcionários se mudaram sem avisar a empresa. O índice de confiabilidade das empresas caiu. Há um ano atrás, 60% das empresas se diziam confiantes sobre onde seus empregados estavam, hoje, apenas 46% se dizem confiantes sobre isso.
Mudar sem comunicar a empresa pode gerar gastos não esperados. O advogado Bruno Minoru Okajima, sócio do escritório Autuori Burmann Sociedade de Advogados, especialista em Direito do Trabalho, explica que se você se muda sem a concordância expressa do seu empregador, ele pode solicitar sua presença e você terá que se apresentar na sua cidade de origem.
“Caso não compareça, ficará sujeito a sanções disciplinares que podem ir desde advertência até a dispensa por justa causa, dependendo da situação concreta”, ressalta Okajima.
Anywhere office: o que é?
O anywhere office é um modelo onde o trabalhador não precisa se apegar a um endereço fixo, podendo, assim, trabalhar de qualquer local, desde que cumpra suas metas. Esse modelo vem sendo muito utilizado por funcionários que aproveitam essa flexibilidade e avanço tecnológico para poderem viajar enquanto trabalham de forma remota.
Nos Estados Unidos, 94% dos funcionários, segundo a pesquisa da Vice.com, acreditam que podem trabalhar de qualquer lugar, desde que cumpram suas obrigações e isso não afete a entrega do trabalho, já 64% dos funcionários dizem não ter informado a empresa sobre terem trabalhado fora do local anteriormente informado para a empresa.
Home office: desafios do empregador e do empregado
Os desafios que o empregador precisa ultrapassar com os funcionários em home office são vários, muitos em relação ao ambiente de trabalho em que esse trabalhador está, já que está fora dos limites da empresa.
Tattiany Martins Oliveira, advogada da área de Direito do Trabalho do escritório Gasparini, Nogueira de Lima e Barbosa Advogados, acredita que existem questões que não estão claras nesse modo de trabalho, mesmo após toda a adaptação que ocorreu durante a pandemia da covid-19. Não há entendimento dos deveres, obrigações e responsabilidades da empresa em certos assuntos.
Por exemplo, a empresa fornece plano de saúde, mas ele só abrange determinada área, e o trabalhador está em um local onde esse plano não é fornecido, ou em caso de acidentes de trabalho e/ou doenças por causa das funções do empregado, e a empresa não consegue fazer vistoria no local do home office. Isso faz com que seja contestável a responsabilidade da empresa em alguns casos.
Para a advogada, existem outros desafios, como o fornecimento de ferramentas para o trabalho remoto, como o uso de VPNs e plataformas para o trabalho on-line, junto com mecanismos de segurança para que não sejam expostos dados importantes da empresa, clientes e fornecedores.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística22 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política13 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana