Conecte-se conosco

Bancos

O queridinho dos brasileiros: Banco Central divulga métodos de pagamento mais utilizados!

Confira quais são os métodos de pagamento mais utilizados pelo brasileiros no dia a dia. Você sabe qual é o queridinho?

Publicado

em

Se você trabalha em algum comércio ou atividade que envolve pagamentos constantes, deve ter notado que o dinheiro em espécie está caindo praticamente em desuso há alguns anos. Os motivos para essa queda de popularidade são variados, como iremos abordar no texto a seguir.

Seja por questões de praticidade ou de segurança, os meios de pagamento digitais se tornaram muito mais presentes no dia a dia dos brasileiros, principalmente após a criação do Pix, em 2020, momento em que a crise sanitária causada pela covid-19 tomou o mundo de surpresa.

Assim, desde a implementação do Pix, um método de pagamento instantâneo, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e faz tudo isso sem cobrar nenhuma taxa — na maioria dos casos —, os brasileiros têm optado pelos pagamentos digitais, em detrimento do hoje antiquado dinheiro em espécie.

Pensando nessa tendência de pagamentos, o Banco Central (BC) do Brasil fez o estudo Evolução de Meios Digitais para a Realização de Transações de Pagamento no Brasil. Abaixo, você pode conferir quais foram os resultados obtidos e compará-los com os demais anos:

Imagem: Banco Central / Divulgação

Desse modo, podemos analisar a queda dos pagamentos via boleto, outrora tão populares entre os brasileiros, além do praticamente sumiço dos cheques, que em 2012 equivaliam a 9% dos pagamentos anuais feitos via instrumentos.

Há uso preponderante do Pix e dos cartões (especialmente o pré-pago) nas transações de valor mais baixo, indicando seu papel importante na inclusão financeira, deixando as transferências tradicionais como principais opções para transações corporativas, de valores substancialmente mais altos“, é o que diz o estudo feito pelo BC.

Em relação às transações de valores mais altos, especificamente, os brasileiros preferiram as transferências bancárias, representando aproximadamente 65% de todo o montante financeiro de 2022, enquanto o Pix teve um peso de 12% do total.

Apesar do Pix ser um método de pagamento incrível e em constante crescimento, é preciso ficar atento, já que criminosos estão se aproveitando da instantaneidade do pagamento para aplicar golpes, seja por meio de violência ou outros métodos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS