Conecte-se conosco

Bancos

O Santander fez cobranças indevidas; entenda!

O banco Santander fez cobranças indevidas a seus clientes e terá que devolver valores astronômicos. Confira aqui o que ocorreu!

Publicado

em

Ao que tudo indica, o banco Santander terá que fazer o ressarcimento de, aproximadamente, 79,2 milhões de reais para cerca de 700 mil clientes. De fato, isso irá ocorrer porque violou algumas regras referentes às cobranças nas operações de cheque especial e parcelamento do cartão de crédito.

Além disso, dentre essas cobranças indevidas, o Santander cobrou indevidamente de microempresários e empreendedores individuais em operações via PIX.

Veja também: Santander: cursos de programação com 15 mil bolsas; entenda!

Levando essa problemática em consideração, o banco acabou fazendo um acordo público com o Banco Central, publicado no dia três de maio, no entanto, o assunto só veio à tona recentemente. Por conseguinte, vale ressaltar que as infrações cometidas pelo Santander ocorreram entre o mês de janeiro de 2014 e fevereiro de 2022.

À vista disso, o banco também acabou ficando responsável por pagar R$8,05 milhões referente a chamada contribuição pecuniária, uma espécie de multa, que opera como um tipo de compensação por uma conduta não aprovada.

Nessa perspectiva, o Santander, referente ao erros cometidos no parcelamento do cartão de crédito, deverá devolver R%18,32 milhões de reais ““em razão do cálculo indevido do valor presente dos pagamentos para liquidação antecipada de operações de parcelamento de cartão de crédito” voltado a clientes que fizeram a contratação “Total Parcelado”.

Estima-se, em vista disso, que essa violão feita pelo banco afetou 378.046 clientes entre o dia primeiro de janeiro de 2014 e o dia 10 de julho de 2020. Nos problemas referentes ao Pix, foram afetados 268.583 clientes entre 1° de março de 2021 e 4 de fevereiro de 2022.

No que tange a problemática atrelada ao cheque especial, entre os dias 1° de janeiro de 2020 e 7 de fevereiro de 2022, afetou 55.987 clientes.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS