Agronegócio
O segredo verde que envolve plantas e… uma esponja de cozinha? Descubra
Um curioso truque pode deixar as suas plantas caseiras muito mais bonitas e saudáveis.
Não há nada melhor para alegrar uma residência do que um belo jardim ou uma horta! A jardinagem é praticada há milênios pela humanidade e existem diversas técnicas que visam conferir mais saúde e beleza para as plantas.
Por exemplo, no Japão, os mestres bonsaístas utilizam pequenos arames para regular o crescimento dos bonsais. Estas são pequenas árvores cultivadas em vasos, mantidas em tamanho diminuto por essa razão. Segundo historiadores, essa modalidade surgiu ainda nos períodos feudais.
Os camponeses residentes nas vilas mais remotas precisavam lidar constantemente com ataques de bandidos e ronins (samurais sem trabalho) desonestos. Para escapar deles, era comum transferir plantas para pequenos recipientes e, dessa forma, levá-las consigo para esconderijos nas montanhas.
O interessante dessa estratégia é que, por vezes, essas pessoas precisavam passar longos períodos nesses lugares e, com isso, algumas árvores começavam a se desenvolver nos pequenos vasos. Desse modo, surgiu a nobre arte do bonsai.
Então, depois desse verdadeiro giro histórico, vamos te ensinar uma técnica bastante útil para conferir mais exuberância e vistosidade aos seus vegetais. Ela envolve somente a utilização de uma simples esponja de cozinha.
Como uma esponja pode te ajudar?
Devido à sua estrutura porosa, esse tipo de utensílio é ideal para reter a umidade de diversas superfícies. Portanto, o objeto também pode ser aproveitado para a jardinagem. Assim, ao cortar uma esponja em pedaços pequenos e enterrá-los próximo das raízes das plantas, é possível criar um ambiente para manter o solo umedecido.
Consequentemente, essa umidade impede que a terra ao redor seque, garantindo um suprimento constante de água para as plantas herbáceas. Essa técnica é ideal para ser aplicada em espécies que necessitam de mais água do que a região pode oferecer, por exemplo.
Outro uso bastante interessante para as esponjas é que elas podem ser transformadas em verdadeiros reservatórios de nutrientes. Para tal, basta impregná-las com as devidas substâncias em formato líquido e pronto: você acabou de criar um sistema de liberação prolongada.
Então, quando a estrutura começar a liberar umidade no solo, esses nutrientes também serão expelidos e alimentarão as raízes da planta. Por fim, esse método assegura uma alimentação mais balanceada e equilibrada para seus exemplares, fazendo com que o crescimento deles seja muito mais saudável.
Também existe a possibilidade de aproveitar a esponja para proteger uma vegetação contra a ação de pragas domésticas. Para tal, basta cortar uma esponja em tiras e posicioná-las ao redor das hastes, de modo que atuem como barreira protetora. Lembrando que devem ser usadas somente esponjas virgens, retiradas diretamente da embalagem.

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia21 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia11 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio7 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia4 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora