Conecte-se conosco

Tecnologia

O super-herói do vidro: 10x mais resistente e amigo do ambiente

Publicado

em

Imagine um vidro que seja 10 vezes mais resistente do que o tradicional, com muito mais capacidade de suportar impactos e arranhões. Agora, alie isso a um menor impacto ecológico. Parece impossível, não é mesmo? Mas, na verdade, é tão possível que até já existe.

Pesquisadores da Penn State, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver o LionGlass, que é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento em busca de uma alternativa mais resistente e sustentável do que o vidro convencional. Com uma composição diferente, esse vidro é excepcionalmente forte, durável e eco-friendly.

LionGlass

O vidro como conhecemos hoje, ou seja, de silicato de cal sodada, é feito por meio da fusão de três materiais principais: carbonato de sódio, areia de quartzo e calcário, de modo que, conforme são derretidos, acabam liberando dióxido de carbono (CO₂), conhecido como gás de efeito estufa.

Já o LionGlass foi capaz de reduzir as temperaturas de fusão para cerca de 300 a 400 graus Celsius, o que leva a uma redução de, aproximadamente, 30% do consumo de energia, quando comparado com o processo tradicional.

John Mauro, professor de Ciência e Engenharia de Materiais da Penn State, que também foi pesquisador líder do projeto, afirma:

“Nosso objetivo é tornar a fabricação de vidro sustentável no longo prazo. O LionGlass elimina o uso de materiais de lote contendo carbono e reduz significativamente a temperatura de fusão do vidro.”

Resistência  

Como mencionado, o LionGlass tem uma resistência a rachaduras pelo menos 10 vezes maior do que o vidro como conhecemos hoje. No entanto, essa discrepância pode ser ainda maior, já que os testes ainda não foram capazes de aferir qual o limite tolerado.

Inclusive, essa resistência é uma das qualidades mais almejadas em qualquer vidro. Isso porque, conforme o tempo passa, o produto desenvolve microfissuras em sua superfície, o que o torna frágil. Quando o vidro quebra, é em virtude dessas fragilidades causadas por microfissuras.

Futuro do LionGlass

Agora, os pesquisadores já deram entrada no processo para patentear o produto, que ainda deverá passar por alguns testes, como o de reação em ambientes químicos, antes de ser disponibilizado no mercado para o mundo todo.

Mas a verdade é que o produto deve ser cada vez mais uma alternativa interessante ao tradicional vidro, haja vista ser bem mais resistente e ainda estar aliado ao meio  ambiente, sendo menos prejudicial para a natureza, pauta cada vez mais importante para a sociedade.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS