Conecte-se conosco

Curiosidades

O verdadeiro poder de uma pitada na cozinha: Você sabe o que significa?

Publicado

em

Praticamente todo mundo já ouviu o termo “adicionar uma pitada“, seja assistindo alguém cozinhar ou até mesmo em um programa de TV. Talvez essa seja uma das expressões mais comuns presentes no universo da culinária, mas poucos realmente conhecem seu verdadeiro significado.

A coisa fica ainda mais intrigante quando paramos para pensar que as pessoas têm tamanhos diferentes de dedos e, portanto, a medida utilizada na “pitada” pode variar bastante de um indivíduo para outro. Então, precisamos estar atentos para esse detalhe.

Dessa forma, sabemos que, no preparo de alimentos, algumas receitas precisam ser seguidas à risca. Do contrário, pode acontecer uma verdadeira catástrofe, principalmente se alguns parâmetros forem alterados.

Entretanto, engana-se quem pensa que o referido termo trata-se apenas de uma expressão vaga. Segundo especialistas em gastronomia, há um significado bem mais específico por trás disso, e nós descobriremos mais sobre esse assunto tão curioso.

Afinal, qual é a medida de “uma pitada”?

Bom, como já foi dito anteriormente, a quantidade de especiarias ou ervas que uma pessoa pode pegar entre os dedos polegar e indicador varia bastante, considerando que praticamente ninguém possui um tamanho de mão igual. Porém, experts culinários afirmam que uma porção em torno de 1/16 de uma colher de chá pode ser considerada tal.

Inclusive, existem colheres medidoras nesse tamanho utilizadas por profissionais que desejam evitar o uso dos dedos para medir porções de temperos e alimentos. No entanto, infelizmente, tais utensílios são difíceis de encontrar em lugares comuns.

Assim, com base nessas informações, podemos afirmar que 1/16 de colher de chá é o equivalente a “pitada“, tão amplamente citada pelas pessoas que se aventuram na cozinha, seja de maneira séria ou então amadora.

Já sobre a origem deste termo, de acordo com alguns estudiosos, é provável que ele tenha se originado perto do final do século XIX, um tempo anterior ao desenvolvimento dos padrões de medição modernos. Dessa forma, o cozinheiro precisava se valer de seus próprios métodos para controlar a quantidade de itens que iam em uma receita.

Além disso, quando a descrição do preparo de um prato era passada para o papel, era necessário se fazer entender pela maior parte das pessoas possível. Assim, expressões como “punhado” e “pitada” tornaram-se extremamente comuns nos jargões culinários da época e acabaram perdurando até hoje.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS