Economia
Olha só, INSS! novos limites consignados que você precisa saber
Agora, é possível conferir as taxas de juros cobradas em empréstimos consignados antes de fechar negócio.
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão consultar de maneira rápida e direta as taxas de juros pertinentes ao empréstimo consignado, cobradas por bancos e demais organizações financeiras.
Essa possibilidade foi implementada no último dia 12 de outubro (quinta-feira), e todas as informações serão disponibilizadas no site Meu INSS. A medida ocorre graças a uma portaria publicada na data de 15 de junho no Diário Oficial da União (DOU).
Segundo o presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, essa iniciativa visa trazer mais transparência e segurança para os segurados que estão precisando de um dinheiro a mais. Além disso, eles também poderão ter acesso a dados sobre as taxas cobradas pelas instituições bancárias em operações, como o Custo Efetivo Total (CET) anual ou mensal.
“O cidadão, ao ver quanto é cobrado de juros por cada instituição financeira, vai poder optar pela que estiver com as taxas mais baixas”, afirma o gestor.
Novo percentual de limite de juros aprovado
No dia 11 de outubro, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou, em uma votação que contabilizou 14 votos a 1, um novo percentual de limite de juros (1,84%) mensais nas operações de empréstimo consignado para os segurados do INSS.
O novo teto, válido a partir dessa data, é 0,07 ponto percentual menor do que o valor antigo de 1,91%, que estava em vigor desde o mês de agosto. Enquanto isso, a taxa de juros para o cartão de crédito consignado diminuiu de 2,83% para 2,73%.
Como efetuar a consulta das taxas?
Se você se interessou e deseja simular um empréstimo para saber quais serão as taxas cobradas, saiba que isso é algo bastante simples de fazer. O site Meu INSS pode ser acessado tanto pelo celular quanto pelo computador.
No entanto, para fazer o login, será necessário que a pessoa possua uma conta gov.br e informe o número do seu CPF e senha. Após entrar na plataforma, na tela inicial, o beneficiário poderá procurar um serviço específico através da barra de busca denominada como “Do que você precisa?”.
Aqueles que desejam conferir as taxas de juros referentes aos empréstimos consignados devem selecionar a alternativa “Extrato de empréstimos” e, em seguida, “Instituições e taxas”. Ao fazer isso, as taxas de juros serão disponibilizadas para consulta, permitindo que a pessoa possa conferir antecipadamente os encargos que terá que pagar se efetuar uma operação dessa natureza.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025