Conecte-se conosco

Tecnologia

Olho no espião: Indícios claros de que sua câmera do celular foi comprometida

Publicado

em

A sua privacidade pode estar sendo invadida pela câmera do seu próprio celular. Já imaginou isso? Por mais que pareça algo impossível, acredite, os criminosos criaram um jeito de espionar a vida alheia a partir de um truque novo.  

Estamos falando do “camfecting”, um mecanismo utilizado pelos cibercriminosos e hackers para bisbilhotar a rotina das pessoas a partir da câmera dos smartphones.  

Como os celulares estão cada vez mais presentes na nossa vida, eles se tornaram um alvo perfeito para a atuação desses grupos. O que parecia inviável tornou-se realidade.  

Tudo por mais controle

O “camfecting”, no entanto, não significa que os hackers estão tirando fotos ou coletando imagens. Esse mecanismo é muito mais sobre controle e ampliação das formas de acessar dados, microfone, GPS e arquivos do aparelho.

Com isso, é possível gravar conversas, rastrear seus movimentos e descobrir o que você está fazendo em determinando momento. Mas calma, existem alguns indícios que podem te ajudar a descobrir se está sendo espionado.  

Vamos falar sobre eles nas linhas abaixo. Fique atento, pois talvez seja o único jeito de detectar essa ação silenciosa dos criminosos.  

Como descobrir o ‘camfecting’  

Observe bem o comportamento do seu aparelho celular. Alguns elementos que podem indicar a espionagem são: bateria que acaba mais rápido que o normal e lentidão do sistema operacional.  

Fora isso, se a luz indicadora da câmera fica piscando sem que você esteja utilizando-a, também é bom se preocupar. Geralmente, elas acendem em verde ou laranja no topo da tela do celular.

Esse tipo de invasão, por mais sofisticada que pareça, começa de um jeito simples, assim como as outras modalidades de ação hacker. Geralmente, é um e-mail infectado ou uma mensagem suspeita que pede para você clicar em algo.

Proteja-se!

Existem algumas medidas indicadas para se proteger disso. Primeiro, mantenha o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados.  

Ao fazer downloads de programas e softwares, busque sempre fontes confiáveis e oficiais. Nunca abra e-mails ou clique em links de remetentes desconhecidos.

Outra tática é priorizar senhas únicas para cada login e ativar autenticação de dois fatores sempre que possível. Esses cuidados podem evitar invasões e espionagens nos seus dispositivos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS