Conecte-se conosco

Economia

ONS melhora projeção e vê alta de 9,5% na demanda por energia no mês

Operador vê salto de 9,5% na carga de energia do sistema interligado do país em outubro.

Publicado

em

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aumentou novamente nesta sexta-feira as estimativas para a demanda por eletricidade no Brasil em outubro, projetando alta de 9,5% na carga de energia do sistema interligado do país frente a igual período de 2019.

A ONS vem elevando as previsões para a carga de energia deste mês em meio à gradual reabertura da economia após meses de quarentenas para evitar a disseminação do coronavírus.

A região Sul deve ser a campeão de aumento na demanda, já que a uso de energia deve disparar 13,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quase o dobro do salto de 6,9% previsto na última estimativa.

Já para o Nordeste, é esperada alta de 9,5% na demanda, enquanto no Sudeste o crescimento deverá ser de 8,9%. Em ambos os casos, houve melhoria nas expectativas sobre semana passada, quando a projeção era de aumento de 6,9% no Sudeste e 3,4% no Nordeste.

O país chegou a ver tombo de 12% na carga de energia em em abril, primeiro mês sob impacto das quarentenas e medidas de isolamento adotadas para conter a Covid-19.

De lá para cá, houve gradual recuperação, com setembro cravando a melhor performance mensal desde o início da pandemia, com alta de 2,9% do consumo na comparação anual, de acordo com dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Na semana passada, a previsão do ONS de aumento do consumo de energia apontou que o “comportamento da carga segue fortemente impactado pela recuperação do setor industrial brasileiro após as reduções observadas em função da pandemia”. O órgão ainda não detalhou a análise desta semana.

Chuvas no país

Em relação às precipitações, houve leve recuo na previsão anterior para as chuvas na região das hidrelétricas, maior fonte de geração de energia o Brasil.

Na região que reúne usinas com maiores reservatórios, o Sudeste, a chuva na área das represas deve chegar a 52% da média histórica, ante 54% estimados na semana passada.

Já no Nordeste, vice-campeão em reservatórios, a projeção do ONS teve queda para 44% da média, sobe 45% na previsão anterior.

Para o Sul, a redução das expectativas foi maior, com 25% da média de precipitações sendo esperada, contra 45% da última semana.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS