Conecte-se conosco

Commodities

Opep+ faz reuniões para discutir medidas adicionais de apoio ao mercado de petróleo

Opep+ deveria elevar a produção em 2 milhões de barris por dia em janeiro, mas está considerando outras opções.

Publicado

em

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados deram início nesta segunda-feira a reuniões na quais discutirão possíveis medidas extras para apoiar o mercado de petróleo em 2021, considerando que a segunda onda de coronavírus tem impactado a demanda e os preços da commodity.

A Opep+, grupo formado pela Opep e seus aliados liderados pela Rússia, deveria elevar a produção em 2 milhões de barris por dia em janeiro como parte de uma flexibilização em seus cortes recordes de oferta.

Contudo, em meio à fraqueza nos preços, a Opep+ está considerando adiar o aumento de oferta ou até mesmo estender os cortes.

Uma alternativa que tem se popularizado entre a Opep+ é manter os atuais cortes de oferta de 7,7 milhões de bpd por mais três ou seis meses, e não reduzir os cortes para 5,7 milhões de bpd a partir de janeiro como atualmente acordado, informaram fontes da Opep+.

“A discussão sobre isso é possível”, disse uma fonte do grupo, mencionando “fraqueza na demanda e a produção em alta na Líbia”.

Dois comitês da Opep+ farão reuniões virtuais nesta semana. O Comitê Técnico Conjunto se encontra nesta segunda-feira, enquanto o Comitê Ministerial de Monitoramento Conjunto, que tem o poder de recomendar políticas para a Opep+, se reúne na terça-feira.

A Argélia, que ocupa a presidência rotativa da Opep, é a favor a prorrogação dos cortes atuais, ao passo que a Arábia Saudita afirmou que o acordo da Opep+ poderia ser “ajustado” caso fosse necessário.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS