Commodities
Opep+ pode se reunir em outubro se houver piora do mercado, diz fonte
Cortes na produção podem ajudar a apoiar os preços e reduzir os estoques globais de petróleo.
Uma fonte da Opep+ disse nesta quinta-feira que o ministro de Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, afirmou que o grupo pode convocar uma reunião extraordinária em outubro caso os mercados de petróleo percam ainda mais.
Nesta quinta-feira os preços do petróleo saltavam mais de 1% com as notícias, enquanto a Opep realizava um encontro de portas fechadas com o grupo que inclui membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados liderados pela Rússia.
O encontro foi realizado após recuo nos preços do petróleo e expectativas ruins sobre a recuperação econômica.
O aumento nos casos de coronavírus em alguns países pode limitar a demanda por petróleo, mesmo com os sinais de recuperação econômica e indicações iniciais de uma queda nos estoques, avisou a Opep+.
Nenhuma mudança em sua meta de produção de 7,7 milhões de barris por dia (bpd), ou cerca de 8% da demanda global, foi recomendada pelo painel de grandes produtores que inclui a Arábia Saudita e a Rússia.
Contudo, fontes da Opep+ disseram que o grupo irá pressionar para que países como Nigéria e Emirados Árabes Unidos reduzam mais sua oferta para compensar produção excedente em meses anteriores, podendo ampliar o período para essas compensações.
“O comprometimento total (com os cortes) não é um ato de caridade. É uma parte integral de nosso esforço coletivo para maximizar os interesses e os ganhos individuais de cada membro deste grupo”, afirmou o príncipe Abdulaziz na abertura do painel da Opep+.
Desde de janeiro de 2017, os produtores da organização têm cortado sua produção para ajudar a apoiar os preços e reduzir os estoques globais de petróleo. Entre maio e julho, os cortes subiram para um recorde de 9,7 milhões de bpd, após queda na demanda com a pandemia do coronavírus.
De acordo com o relatório, uma preocupação expressada pelo painel ministerial foi o aumento no excesso de produção acumulado, que chegou a 2,38 milhões de bpd entre maio e agosto. A Opep+ solicitou que Iraque e outros países produzam abaixo de suas cotas em setembro para balancear o excesso de oferta do período anterior.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp