Conecte-se conosco

Commodities

Opep reduz novamente expectativa de demanda por petróleo em 2021 em meio a novos casos de Covid

Grupo passou a esperar aumento de 6,54 milhões de barris por dia (bpd) em 2021, para 96,84 milhões de bpd.

Publicado

em

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) voltou a reduzir sua previsão para a demanda mundial por petróleo nesta terça-feira, argumentando que o aumento dos casos de coronavírus deve provocar uma recuperação mais lenta em 2021 do que se esperava anteriormente.

A organização passou a esperar aumento de 6,54 milhões de barris por dia (bpd) em 2021, para 96,84 milhões de bpd, mostrou seu relatório mensal. Em setembro, a previsão era de cerca crescimento de cerca de 80.000 bpd a mais do que agora.

As novas perspectivas ilustram as dificuldades enfrentadas pelo grupo e seus aliados enquanto na busca pelo reequilíbrio do mercado.

As cotações do petróleo tombaram em meio à redução de viagens e restrição da atividade econômica pela pandemia. A open continua vendo desaceleração no ritmo da retomada economia mesmo com uma flexibilização de medidas restritivas permitido uma recuperação da demanda no terceiro trimestre.

“Embora a recuperação do 3T20 em algumas economias tenha sido impressionante, a tendência de curto prazo permanece frágil, em meio a uma variedade de incertezas em curso, especialmente a trajetória de curto prazo da Covid-19”, explicou a Opep.

“Como essa incerteza se torna grande, em meio a um forte aumento global de infecções, não se espera que a recuperação considerável do 3T20 continue no 4T20 e em 2021”, acrescentou.

Em julho, o entidade projetou crescimento de 7 milhões de bpd para a demanda de petróleo em 2021, e desde então vem  reduzindo sua expectativa.

Para este trimestre, a Opep espera procura mundial de 220.000 barris de petróleo por dia, redução frente ao último relatório.

Já para 2020, o grupo manteve sua expectativa anterior, e acredita que a demanda por petróleo deve ter um recuo histórico de 9,47 milhões de bpd.

Em meio à perspectiva de corte na demanda mundial, a Opep também previu que a demanda por seu petróleo será 200.000 bpd menor do que o esperado anteriormente em 2021, para 27,93 milhões de bpd.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS