Bancos
Operadoras de cartões iniciam serviços de saque no comércio
Abecs desenvolve a ação
As operadoras de cartões iniciaram serviços de saque no comércio. Trata-se do projeto de desenvolvimento e padronização dos dois serviços que teve início há um ano.
O objetivo é permitir que clientes de diferentes bancos, bandeiras e credenciadoras tenham a mesma experiência operacional ao realizar essa transação. Uma das definições foi o limite de valor para cada saque, estipulado inicialmente entre R$ 20 e R$ 200. Por enquanto, a solução estará disponível para cartões de débito e pré-pagos.
Projeto coordenado pela Abecs, com o “Compra com troco”, na hora de passar no caixa, o usuário pode pedir para acrescentar ao valor da compra a quantia que deseja retirar em dinheiro e passar o cartão uma única vez. Já o “Saque no terminal” funciona como um saque puro, também realizado diretamente nas maquininhas dos estabelecimentos comerciais.
Conforme a instituição, as primeiras transações foram realizadas por um estabelecimento localizado em São Paulo. A ideia é que, ao longo dos próximos meses, cada vez mais locais passem a disponibilizar os serviços aos clientes. A expectativa é de que 12 milhões de estabelecimento possam oferecer esse saque.
Cartões
Sobre estimativas de taxas a serem cobradas nessas operações, a Abecs informou que a associação não define essas taxas. Mas ressalta que nessas soluções, o modelo de negócio é diferente da tradicional taxa de desconto, a chamada MDR, cobrada cada vez que o cartão passa na maquininha, de forma que o estabelecimento não paga taxa por essa transação e pode até ser remunerado, a depender da negociação com a credenciadora.
Ainda segundo a associação, os novos serviços buscam facilitar o acesso e a disponibilização do dinheiro, aproveitando a infraestrutura já montada de cartões, que está presente em praticamente todos os municípios brasileiros. Para o consumidor, as soluções representam, na visão do segmento, uma grande economia de tempo e, principalmente, mais segurança, já que ele poderá sacar em diferentes locais, não apenas em agências e nos tradicionais caixas eletrônicos.

-
Economia9 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira1 dia atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia17 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Tecnologia2 dias atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Finanças19 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças2 dias atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?