Conecte-se conosco

Agronegócio

Ora-pro-nóbis: seria o segredo natural para cabelos mais fortes e saudáveis?

Com seus nutrientes essenciais e propriedades benéficas, a ora-pro-nóbis pode ser um excelente complemento para sua rotina de cuidados capilares.

Publicado

em

Quando pensamos em cuidados com os cabelos, frequentemente nos voltamos para produtos tradicionais e comerciais. Mas você já considerou usar uma planta como a ora-pro-nóbis para tratar os fios?

Originária do Sudeste do Brasil, especialmente em Minas Gerais, a ora-pro-nóbis, além de ser uma rica fonte de proteínas e uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) valorizada em dietas vegetarianas e veganas, revela-se um recurso incrível para a saúde capilar.

Essa planta não é apenas um complemento nutritivo para a alimentação. Estudos do International Journal of Molecular Sciences destacaram a ação antioxidante e antibacteriana da ora-pro-nóbis, qualidades que podem proteger o cabelo contra diversas infecções do couro cabeludo, como micoses e tíneas, além de também ser benéfica para pele e unhas.

Mas o que torna a ora-pro-nóbis tão especial para os cabelos?

A resposta está na sua composição. A planta é repleta de vitaminas A, B, C e minerais como cálcio, zinco e ferro, elementos essenciais para a saúde capilar.

Uma pesquisa publicada no Plant Foods Hum Nutr ressalta que esses nutrientes são cruciais na regeneração dos fios, ajudando na recuperação de cabelos danificados. Além disso, essas vitaminas e minerais são eficazes no tratamento de alopecias do tipo eflúvio telógeno nutricional, a forma mais comum de queda de cabelo.

Além dos benefícios para a saúde do couro cabeludo e fios, a ora-pro-nóbis atua profundamente na fibra capilar, promovendo hidratação. Isso resulta em cabelos mais fortes e saudáveis. Misael Do Nascimento, médico tricologista, destacou em um artigo para o site Minha Vida a importância dos aminoácidos essenciais e não essenciais e do poder antioxidante da planta.

Misael também sugere o uso da ora-pro-nóbis na forma de óleo ou através do consumo oral, seja cru ou cozido, para benefícios capilares. No entanto, ele alerta sobre os perigos das receitas caseiras disseminadas na internet, enfatizando a necessidade de uma avaliação especializada em casos de problemas capilares mais complexos.

Embora existam estudos científicos que respaldam o uso da ora-pro-nóbis como alimento ou na extração de óleo, é crucial lembrar que cada caso é único. Antes de adotar qualquer novo tratamento capilar, é recomendável consultar um especialista para uma avaliação individualizada e segura.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS