Economia
Oracle deve ficar com as operações do TikTok nos EUA, dizem fontes
Donald Trump ordenou a venda no mês passado e ameaçou proibir o aplicativo nos EUA.
A ByteDance optou pela Oracle para assumir as operações do TikTok nos Estados Unidos por meio de um acordo de parceria, visando reduzir as tensões geopolíticas entre os EUA e a China, país da proprietária do aplicativo, informaram fontes com conhecimento no assunto.
A ByteDance ficou entre dois possíveis compradores – a Oracle e um consórcio liderado pela Microsoft – depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, determinou a venda em agosto e ameaçou proibir o TikTok em terras norte-americanas.
As negociações ainda enfrentaram uma grande barreira quando foram suspensas após a China atualizar suas regras de controles de exportação no final do mês passado para impedir a transferência do algoritmo do TikTok para um comprador estrangeiro.
O governo chinês prefere ver o aplicativo nos Estados Unidos do que deixá-la ser parte de uma venda forçada, de acordo com a Reuters.
A proposta prevê que a Oracle seja parceira de tecnologia da ByteDance e assuma o gerenciamento dos dados de usuários do TikTok nos Estados Unidos, e o Oracle também está negociando uma participação nas operações do aplicativo nos EUA, disseram as fontes.
Empresas como a General Atlantic e Sequoia e outros investidores da ByteDance também ganharão uma fatia minoritária nas operações do TikTok nos EUA com base no acordo, acrescentou uma das fontes.
Ainda não se sabe se Trump, que deseja que uma empresa de tecnologia dos norte-americana controle a maior parte do TikTok, aprovará a proposta. As negociações entre a ByteDance e a Oracle estão sendo supervisionadas pelo Comitê de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos (CFIUS), um painel do governo que analisa negócios para potenciais riscos à segurança nacional.
As fontes também disseram que a ByteDance planeja argumentar que a aprovação do CFIUS de dois anos atrás da compra da seguradora norte-americana Genworth Financial pela China Oceanwide Holdings Group abre um precedente para a estrutura que está propondo.
Na transação citada, a China Oceanwide aceitou usar um provedor de serviços terceirizado com sede nos Estados Unidos para gerenciar os dados dos segurados da Genworth nos país norte-americano.
Nem a ByteDance, nem a Oracle, nem a Casa Branca comentaram o assunto.

-
Finanças2 dias atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Bancos10 horas atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo21 horas atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo19 horas atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Bancos23 horas atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Tecnologia2 dias atrás
Aumente a segurança do seu filho no WhatsApp com as nossas dicas
-
Tecnologia2 dias atrás
3 modelos de iPhone são descontinuados após chegada do 16e