Economia
Oracle deve ficar com as operações do TikTok nos EUA, dizem fontes
Donald Trump ordenou a venda no mês passado e ameaçou proibir o aplicativo nos EUA.
A ByteDance optou pela Oracle para assumir as operações do TikTok nos Estados Unidos por meio de um acordo de parceria, visando reduzir as tensões geopolíticas entre os EUA e a China, país da proprietária do aplicativo, informaram fontes com conhecimento no assunto.
A ByteDance ficou entre dois possíveis compradores – a Oracle e um consórcio liderado pela Microsoft – depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, determinou a venda em agosto e ameaçou proibir o TikTok em terras norte-americanas.
As negociações ainda enfrentaram uma grande barreira quando foram suspensas após a China atualizar suas regras de controles de exportação no final do mês passado para impedir a transferência do algoritmo do TikTok para um comprador estrangeiro.
O governo chinês prefere ver o aplicativo nos Estados Unidos do que deixá-la ser parte de uma venda forçada, de acordo com a Reuters.
A proposta prevê que a Oracle seja parceira de tecnologia da ByteDance e assuma o gerenciamento dos dados de usuários do TikTok nos Estados Unidos, e o Oracle também está negociando uma participação nas operações do aplicativo nos EUA, disseram as fontes.
Empresas como a General Atlantic e Sequoia e outros investidores da ByteDance também ganharão uma fatia minoritária nas operações do TikTok nos EUA com base no acordo, acrescentou uma das fontes.
Ainda não se sabe se Trump, que deseja que uma empresa de tecnologia dos norte-americana controle a maior parte do TikTok, aprovará a proposta. As negociações entre a ByteDance e a Oracle estão sendo supervisionadas pelo Comitê de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos (CFIUS), um painel do governo que analisa negócios para potenciais riscos à segurança nacional.
As fontes também disseram que a ByteDance planeja argumentar que a aprovação do CFIUS de dois anos atrás da compra da seguradora norte-americana Genworth Financial pela China Oceanwide Holdings Group abre um precedente para a estrutura que está propondo.
Na transação citada, a China Oceanwide aceitou usar um provedor de serviços terceirizado com sede nos Estados Unidos para gerenciar os dados dos segurados da Genworth nos país norte-americano.
Nem a ByteDance, nem a Oracle, nem a Casa Branca comentaram o assunto.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp