Conecte-se conosco

Agronegócio

Orquídea Dendrobium: Dicas preciosas para um cultivo caseiro exuberante!

Publicado

em

A Orquídea Dendrobium é uma das espécies mais populares de orquídeas cultivada em todo o mundo, os cuidados para cultivá-la em casa são simples, muito indicadas para jardineiros iniciantes que querem ter um jardim cheio de flores coloridas.  

Essa linda espécie é conhecida por suas flores exuberantes e duradouras, que costumam florescer durante todo o ano nas tonalidades branco, rosa, roxo e amarelo.  

A Dendrobium é uma orquídea epífita, o que significa que seu crescimento se dá naturalmente em árvores, amarrada em seus troncos e em formações rochosas. Veja a seguir algumas dicas de cuidados com essa espécie tão popular.  

Características da Dendrobium  

A Orquídea Dendrobium possui algumas características típicas de suas espécie e, por ser muito popular, com certeza você já deve ter visto uma delas por aí. Veja a seguir algumas delas:  

  • Tonalidade das flores: ela pode apresentar uma ampla variedade de cores e formas, desde tons vibrantes de rosa, amarelo e roxo, até variações mais neutras de branco e creme.  
  • Floração: essa espécie tem a capacidade de florescer em diferentes épocas do ano, mas durante a primavera e o verão a floração é garantida, produzindo um espetáculo muito colorido nos jardins.  
  • Tamanhos: por existir uma grande variedade, a Dendrobium se desenvolve em várias formas e tamanhos. Assim, os jardineiros podem escolher a opção que mais se adeque ao espaço que possuem em suas casas.  

Dicas de cultivo  

Algumas dicas de cultivo são mais gerais para o gênero Dendrobium em si, porém, é sempre indicado fazer uma pesquisa sobre a espécie em específico para se certificar de possíveis adaptações para a planta.  

Com relação ao substrato  mais indicado para essa espécie, é muito importante que ele seja composto por casca de pinus, musgo esfagno e carvão. Assim a planta consegue absorver os nutrientes necessários para ser saudável.  

A Dendrobium gosta muito de ambientes frescos e que tenham bastante luminosidade, entretanto, ela não deve ser alocada em um ambiente que tenha contato direto com a luz do sol.  

Quanto ao cronograma de rega, nas regiões quentes é recomendado regar semanalmente para evitar o ressecamento do solo, já em regiões com temperaturas mais amenas, ela pode ser feita quinzenalmente.  

A maneira mais indicada de fazer a rega das orquídeas é colocá-la embaixo da torneira e deixar a água escorrer pelos furos na base do vaso. Evite os excessos para que as raízes não sejam prejudicadas.  

Especialmente nas regiões sul e sudeste, a floração costuma acontecer em agosto, porém, nos últimos anos, esta espécie também apresentou florada precoce no mês de julho.  

Durante esses meses é recomendado que a rega seja feita mais frequentemente   para favorecer na produção de Keikis, nome dado às mudas dessa espécie.    

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS