Conecte-se conosco

Agronegócio

Orquídea olho-de-boneca: saiba como cultivar essa espécie charmosa

De fácil cultivo, a espécie olho-de-boneca produz flores por mais tempo e é considerada fácil de cultivar. Confira mais detalhes.

Publicado

em

Você conhece a orquídea olho-de-boneca? Essa espécie é uma epífita pertencente ao gênero Dendrobium nobile. De tamanho médio pode suportar mudanças drásticas de temperatura e é uma das mais fáceis de cultivar. Além disso, produz flores maravilhosas por mais tempo do que outras espécies semelhantes.

A orquídea olho de boneca tem esse nome porque as flores da planta têm certa semelhança com o olho do brinquedo. Devido à sua genética, a orquídea olho-de-boneca é utilizada há muitos anos como substrato para o desenvolvimento de híbridos mais resistentes. Por exemplo, na tradição chinesa, esta espécie é considerada uma das 50 plantas medicinais mais importantes. 

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco mais sobre as propriedades dessa planta e como cultivá-la da maneira correta. Confira!

Reprodução: Freepik

Saiba como cultivar

Cultivo no solo

Se plantada diretamente no solo, a orquídea morrerá rapidamente, pois é uma planta epífita. Dessa forma, o primeiro truque é plantá-la diretamente no tronco de uma árvore viva. Para fazer isso, basta colocar um pouco de musgo (esfagno) entre as raízes da planta e o tronco. Em seguida, prenda com sisal, corda ou barbante para manter a planta bem fixa na árvore.

Cultivo no vaso

Se você preferir cultivar a orquídea em vasos, os mais indicados é que eles sejam de plástico, terracota ou madeira. Depois de escolher o recipiente, use um substrato leve e de fácil drenagem, como fibra de coco, carvão e casca de pinheiro. Uma mistura desses dois materiais será suficiente. 

Floração 

A floração da orquídea olho-de-boneca dura cerca de 30 dias e ocorre no final do outono ou início da primavera. As orquídeas possuem um perfume doce e suave e cada planta pode produzir cerca de 100 flores de cores diferentes. Branco, amarelo, lilás e branco com centro roxo ou marrom são as cores mais comuns. 

Adubação e rega 

Quanto a rega, ela deve ser feita uma vez por semana no inverno e duas vezes nos meses mais quentes do ano. Já o substrato deve estar suficientemente seco antes da irrigação. 

Além disso, quando o outono chegar, aplique fertilizante orgânico e realize o procedimento um dia após a rega. Logo a sua orquídea olho-de-boneca estará cheia de flores.

Agora que você sabe como realizar o cultivo da maneira correta, que tal plantar essa espécie na sua casa?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS