Agronegócio
Orquídeas: novas variedades da flor são desenvolvidas por universidade brasileira
Você gosta de orquídeas? Então vai gostar de saber que uma universidade brasileira está desenvolvendo novas variedades da flor.
As orquídeas são plantas amadas por muitos brasileiros. Além de uma beleza exótica, a flor conta também com uma grande diversidade de formas, cores e aromas.
Mas, você sabia que existem mais de 30 mil espécies de orquídeas no mundo? E que muitas delas são resultados de pesquisas científicas? Só no Brasil, são mais de 2.500 tipos de orquídeas.
Universidade brasileira está desenvolvendo mais tipos de orquídeas
O Laboratório de Fisiologia Vegetal e Cultura de Tecidos que fica no campus da cidade de Araras (SP), da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) estuda a fundo o universo das orquídeas desde 2017 e, dentre tantas descobertas, está a de novos tipos da planta.
O núcleo de estudos conta com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e, com os passar dos anos, evolui no campo estudado.
Conforme o docente do Departamento de Biotecnologia e Produção Vegetal e Animal, Jean Carlos Cardoso, sobre os avanços envolvendo orquídeas:
“Nosso trabalho vai além da ornamentação; tem como objetivo a obtenção de cultivares de rápido desenvolvimento e mais precoces para floração, além do porte compacto, uma tendência de mercado atual.“
O especialista ainda ressalta as dificuldades enfrentadas na importação de orquídeas vindas do exterior e enfatiza a importância do avanço nos estudos de novos tipos da planta nascidos no Brasil.
“[…] o avanço do setor nacional traz vários benefícios, como vantagens econômicas e desenvolvimento de variedades mais adaptadas às condições de cultivo daqui“, finaliza Cardoso.
Dezenas de cruzamentos da planta são testados
A descoberta de novas variedades nacionais leva tempo e exige muito estudo e testes. Só no campus mencionado, foram semeados aproximadamente 90 cruzamentos só no ano de 2019. Nos anos seguintes, os testes ultrapassaram 100 cruzamentos da planta.
Nas vezes em que o sucesso é obtido, a descoberta ganha as floriculturas do país. “Após a seleção das melhores plantas, iniciamos o trabalho de clonagem em laboratório, para avaliar sua estabilidade e poder disponibilizar aos produtores a quantidade de mudas necessária para a escala comercial”, conta o docente.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes