Conecte-se conosco

Agronegócio

Os benefícios do tucumã

Conheça as propriedades e utilidades dessa planta típica da região Norte do país e como consumi-la.

Publicado

em

O tucumã (tucum-do-mato ou tucumã-do-amazonas) é uma palmeira especialmente comum nos estados da região Norte, sendo explorada ou cultivada por seu palmito e frutos comestíveis, pela sua madeira, pelo óleo das sementes e também pelas folhas, das quais se extrai fibra de tucum para a confecção de redes e cordas muito resistentes.

O fruto tem polpa grudenta e fibrosa, podendo ser consumido de diversas maneiras. Além das inúmeras utilidades da planta, o consumo específico da fruta traz benefícios significativos para a saúde.

Primeiro, que o tucumã apresenta vasta quantidade de proteínas e nutrientes. É rica em ômega-3, cálcio, potássio e fibras. Desse modo, é utilizado para o controle da diabetes, além de contribuir para diminuir inflamações e controlar o açúcar no sangue.

No mesmo sentido, auxilia o sistema imunológico por apresentar elevada quantidade de Vitamina C, prevenindo gripes e resfriados.

Como mencionado, a fruta é rica em fibras e contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, evitando constipações. Portanto, vale muito a pena inserir essa delicia na sua dieta.

Em geral, a fruta é consumida in natura ou em conserva ou compotas, sucos, geleias, doces e sobremesas. Porém, no Estado do Amazonas, é usada como principal ingrediente para a fabricação de sanduíches, inclusive, muito popular na região.

Na receita em questão, vai pão com lascas de tucumã, banana e queijo coalho. É de dar água na boca! Contudo, como o tucumã possui alto teor calórico, deve ser consumido com moderação.

Por fim, a fruta e o óleo do tucumã tem importância especial na área de cosméticos, sendo possível a extração do óleo para a fabricação de sabonetes, além de hidratante corporal e para os cabelos.

O tucumã pode ser encontrado principalmente nas feiras livres no norte do país. No restante do Brasil, apenas nos grandes supermercados.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS