Economia
Saiba quais remédios entrarão na lista da Farmácia Popular
A lista do programa Farmácia Popular vai agregar mais cinco medicamentos ainda em 2022, o que não acontecia desde 2011.
O Ministério da Saúde estima que novos medicamentos entrarão na lista de remédios ofertados pelo programa Farmácia Popular gratuitamente e pelo método de copagamento, quando o cidadão tem direito de apenas pagar uma parte do valor. Os medicamentos são para doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca e diabetes. Muitos brasileiros são alcançados pela medicação gratuita.
O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), criado em 2004, é um programa social concedido pelo Governo Federal e dispõe de remédios para tratamentos de algumas doenças: asma, Parkinson, glaucoma, fraldas geriátricas, hipertensão e para outros tipos de doença.
O Governo paga uma parte do valor desses medicamentos e o cidadão que tem direito a eles paga a outra parte do valor ou o cidadão tem acesso gratuito ao medicamento. Os preços, para a opção copagamentos, podem variar de acordo com o remédio solicitado.
Para que funcione da forma correta, existe uma parceria entre o programa e as prefeituras municipais que habilitam farmácias de empresas privadas ou estabelecem a própria Farmácia Popular. Os medicamentos são concedidos pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ou por setores privados. Hoje, a Farmácia Popular possui mais de 28 mil farmácias por todo Brasil e alcança mais de 20 milhões de brasileiros em todo o país.
Agora, foi anunciada a primeira inclusão de remédios ao programa desde 2011 e estarão disponíveis a partir de novembro ainda deste ano para todos os brasileiros. É estimado que mais de 2 milhões de pessoas podem ser alcançadas pelos novos medicamentos no programa.
Remédios que serão incluídos na Farmácia Popular em novembro
As medicações que serão inseridas no programa são para tratamentos de diferentes doenças. Confira:
• Tratamento de hipertensão arterial: Besilato de Anlodipino 5 mg; Succinato de Metoprolol 25 mg; Espironolactona 25 mg; e urosemida 40 mg
• Tratamento de diabetes mellitus, tipo 2, ligada a doença cardiovascular: Dapagliflozina 10 mg
Destas 5 novas opções disponibilizadas, somente o Depagliflozina 10 mg está disponível como forma de copagamento. Os outros quatro medicamentos terão livre acesso para a população, de forma gratuita.
Cortes de verba para a Farmácia Popular
Este ano, a Farmácia Popular sofreu um corte de recursos de 59% do Governo Federal. Depois de intensas críticas ao presidente Jair Bolsonaro, o valor foi recomposto do corte foi recomposto ao programa. Assim, os ministros da saúde e da economia alegaram que os cortes aconteceram para que fosse respeitado o teto de gastos proposto.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística22 horas atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política13 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana