Conecte-se conosco

Agronegócio

Pai de planta? 7 dicas de ouro para cultivar suculentas com maestria

Suculentas são plantas de baixa manutenção que podem ser facilmente cultivadas em casa por jardineiros iniciantes.

Publicado

em

Suculentas são plantas populares e queridas por sua resistência, beleza e facilidade de cuidados. Essa espécie armazena água em suas folhas, caules e raízes, permitindo que sobrevivam em condições áridas.

Entretanto, para garantir que as suculentas prosperem, é necessário seguir algumas dicas essenciais de cultivo e proporcionar um ambiente adequado.

Desfrute de instruções valiosas para cuidar das suas suculentas da melhor forma, e criando o ambiente ideal para o crescimento da espécie.

Como cultivar suculentas de forma correta – Imagem: PERO Studio/Shutterstock

Espécies de suculentas

  • Echeveria: conhecida por suas folhas em formato de roseta e cores vibrantes;

  • Sedum: apresenta uma ampla variedade de formas e cores, sendo excelente para coberturas de solo;

  • Haworthia: caracteriza-se por suas folhas com listras ou pontos brancos;

  • Aloe vera: famosa por suas propriedades medicinais e folhas espessas.

Cuidados de cultivo

1. Solo

Suculentas necessitam de um solo bem-drenado para evitar o apodrecimento das raízes.

Utilize um substrato específico para suculentas ou faça uma mistura de terra comum com areia grossa e perlita. Tal combinação melhora a drenagem e garante que as raízes não fiquem encharcadas.

2. Iluminação

Essas plantas precisam de muita luminosidade para prosperar. Coloque-as em um local onde recebam luz solar direta por pelo menos 4-6 horas por dia.

Se cultivadas em ambientes internos, escolha janelas voltadas para o sul ou oeste. Em locais com pouca luz natural, considere o uso de lâmpadas de cultivo.

3. Temperatura e umidade

Suculentas preferem temperaturas entre 15 °C e 27 °C. Elas podem tolerar variações, mas é importante protegê-las de geadas e temperaturas extremas.

Em relação à umidade, tais plantas se desenvolvem melhor em ambientes secos. Evite colocá-las em locais muito úmidos, como banheiros.

4. Fertilização

Embora suculentas não necessitem de muita fertilização, uma alimentação ocasional pode ser benéfica.

Utilize um fertilizante específico para cactos e suculentas, aplicando uma vez a cada dois meses durante a primavera e o verão. Dilua a metade da dose recomendada do produto para evitar excesso de nutrientes.

5. Poda e manutenção

A poda regular ajuda a manter suas suculentas saudáveis e com uma aparência bonita. Por isso, remova folhas mortas ou danificadas e controle o crescimento excessivo.

Esse cuidado também pode incentivar a ramificação, resultando em plantas mais cheias e robustas.

6. Repotting

As suculentas devem ser replantadas a cada dois anos para renovar o solo e permitir espaço para o crescimento das raízes. Escolha um vaso ligeiramente maior que o anterior e utilize um substrato fresco.

7. Irrigação

  • Moderação: regue somente quando o solo estiver completamente seco. Durante o inverno, reduza a frequência de rega, pois as suculentas entram em um período de dormência;

  • Método de imersão: regue as plantas até que a água escorra pelos orifícios de drenagem do vaso. Depois, deixe o solo secar completamente antes de fazer isso novamente.

Onde cultivar suculentas?

  • Localização: escolha um ponto com boa iluminação natural. Ambientes internos com luz indireta brilhante são ideais;

  • Ventilação: garanta boa circulação de ar ao redor das plantas para evitar problemas com fungos e pragas;

  • Vasos com drenagem: utilize recipientes com orifícios de drenagem para evitar o acúmulo de água no fundo.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS