Economia
Pão de Açúcar reporta prejuízo menor no 4TRI23; veja quanto
Rede atua em varejo de alimentos.
O Grupo Pão de Açúcar – GPA (PCAR3) reportou prejuízo líquido atribuído aos controladores de R$ 87 milhões no quarto trimestre de 2023, uma redução de 67,9%.
A companhia divulgou o balanço dia 21 e, além disso, a receita líquida totaliza R$ 5,25 bilhões, apresentando um aumento de 7,3%, enquanto o Ebitda ajustado atinge R$ 404 milhões, registrando um crescimento de 70,7%.
Para a XP Investimentos, o aumento da receita líquida em 7% ao ano foi impulsionado pela abertura de 61 novas lojas em 2023 e pelo sólido desempenho das vendas nas lojas existentes, que aumentaram em 4,3%.
“Esses resultados positivos ocorreram mesmo diante das tendências deflacionárias nos preços dos alimentos, destacando-se os formatos de proximidade, com aumento de 5,6%, e o Pão de Açúcar, com 4,2%, ambos beneficiados por melhorias operacionais”, escreve a corretora em relatório.
Tabela da XP Investimentos.
Pão de Açúcar
Em relação à rentabilidade, a margem bruta foi o destaque, aumentando em 3,1 pontos percentuais em comparação ao ano anterior, impulsionada por melhores condições comerciais, redução das perdas de produtos e menores custos logísticos. “Isso levou a margem EBITDA ajustada a aumentar em 2,9 pontos percentuais em comparação ao ano anterior, embora tenha sido ligeiramente afetada por despesas de vendas mais elevadas”, destaca a XP.
O prejuízo líquido das operações continuadas foi de R$ 87 milhões, ainda impactado pelas despesas financeiras, enquanto o fluxo de caixa livre foi positivo em R$ 1 bilhão, principalmente devido aos fornecedores e estoques.
Para a corretora, é relevante notar que:
- As contingências relacionadas ao fechamento de lojas do formato Hiper continuam afetando os resultados das operações descontinuadas;
- A empresa alcançou ganhos de participação de mercado pelo quinto trimestre consecutivo;
- O GPA manteve sua disponibilidade de produtos em 95%;
- A empresa espera continuar se beneficiando de melhores negociações com fornecedores, otimização de despesas, estratégia promocional aprimorada e sortimento; e
- O GPA observou que a rentabilidade das lojas de proximidade abertas em 2022 e 2023 já é superior às lojas mais antigas.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças22 horas atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Saúde2 dias atrás
Nova resolução da ANS muda regras para cancelamento de planos de saúde
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Agronegócio2 dias atrás
5 plantas trepadeiras que crescem rápido e são ideais para muros
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Finanças2 dias atrás
Melhores cartões para negativados: veja opções e dicas para sair da inadimplência