Educação
Para aprender de vez: saiba quais palavras não são mais acentuadas na língua portuguesa
A reforma ortográfica da língua portuguesa causou muitas dúvidas e algumas pessoas ainda se perguntam sobre quais palavras acentuar ou não.
Quando o novo acordo ortográfico foi efetivado em 2009, um dos pontos que mais deixaram as pessoas atrapalhadas foi a alteração de acentuação em algumas palavras da Língua Portuguesa.
Diferentemente do inglês, por exemplo, que se tornou uma língua universal por ser de estrutura mais simples e compacta e, por assim dizer, mais fácil de aprender, o português tem muito mais flexibilizações e regras, principalmente o falado no Brasil.
Até mesmo os brasileiros têm dificuldade em seu aprendizado no que diz respeito às regras gramaticais, além de ser uma das línguas com o maior vocabulário no mundo.
A dificuldade com a assimilação das novas regras resultou que somente em 2016 elas passaram a ser obrigatórias na escrita brasileira.
O acordo ortográfico teve como função principal unificar o modo de escrita e simplificar a língua portuguesa, porém trouxe muitas dúvidas com suas mudanças, como, por exemplo, em relação à acentuação gráfica das palavras.
Ditongos abertos em paroxítonas não são mais acentuados, assim como as paroxítonas que eram acentuadas após o ditongo. Oxítonas terminadas em duas vogais repetidas, como veem e voo, perderam seus acentos, também.
Acentos que eram usados apenas para diferenciar palavras com mesma pronúncia agora não são mais utilizados, um exemplo disso é a palavra para (preposição) e pára (do verbo parar), agora ambos sem acento.
Listamos aqui algumas palavras de uso comum para que você perceba a mudança e aprenda a utilizar o novo acordo ortográfico: alcateia, androide, assembleia, boia, estreia, geleia, ideia, joia, feiura, abençoo, creem, deem, enjoo, perdoo, polo, preveem, releem, voo, Coreia, europeia.
Mas com tantas mudanças, como conseguir se lembrar de todas elas?
A maior dica que os linguistas oferecem é simples: praticar. A leitura e a escrita são práticas que ajudam a aprender e a gravar essas novas mudanças e é a melhor forma de assimilar as novas regras de acentuação gráfica para não esquecê-las nunca mais.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca