Conecte-se conosco

Agronegócio

Para criar raízes: confira como fazer seu cacto enraizar do jeito certo

Aprenda meios de facilitar o enraizamento da espécie que você tem a fim de que ela cresça saudável e vistosa.

Publicado

em

Os cactos são plantas especiais com diferentes formas, tamanhos e cores e que requerem cuidados específicos. Apesar de pouco exigentes com relação a regas e solo, os cactos apresentam certas particularidades e por isso é ideal que você saiba todas as preferencias da plantinha que escolheu para cultivo.

Em suma, enraizar um cacto pode ser uma tarefa relativamente fácil se você seguir todas as dicas básicas de cultivo tradicional. Além disso, será necessário ter um pouco de paciência, já que criar raízes demanda tempo e energia. Sendo assim, não perca tempo! Acompanhe as principais dicas para ajudar sua plantinha a enraizar.

Criando raízes

Algumas dicas úteis para enraizar um cacto incluem: escolher um tipo de cacto que seja fácil de enraizar, usar um vaso com boa drenagem e usar uma mistura de solo bem drenada. 

Desse modo, comece retirando uma parte da planta mãe. Escolha uma planta que esteja saudável e livre de doenças. Além disso, certifique-se de que a faca ou tesoura estejam bem afiadas para evitar machucar a planta. Deixe a estaca descansar na sombra por cerca de 4 dias, para que o corte “cicatrize”. 

Depois, selecione um vaso que apresente orifícios de drenagem e coloque uma camada de pedriscos no fundo. Preencha com substrato até a borda. O mais indicado é misturar terra com areia fina. Plante a estaca de modo que ela fique bem firme na terra. Deixe para regar apenas no segundo dia. 

Lembre-se de fazer a rega utilizando um borrifador. Nunca encharque o solo, deixe apenas levemente úmido. Além disso, é importante manter seu vaso em local com boas condições de luminosidade e onde haja luz solar direta pelo menos durante a manhã. 

Caso julgue necessário, você também pode colocar enraizador na base antes de realizar o plantio.

Em algumas semanas, depois que as raízes surgirem, seu cacto ficará vigoroso. Fique atento a pragas e cuide para que sua planta cresça saudável. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS