Conecte-se conosco

Agronegócio

Parece desenhada à mão: conheça a bela maranta e se apaixone!

Com estampas incríveis, a espécie é uma ótima opção para ter em casa. Saiba como realizar seu cultivo de um jeito simples.

Publicado

em

Maranta é um gênero botânico composto por uma variedade de espécies com características semelhantes. As plantas dessa classificação se adaptam melhor ao clima tropical, úmido e sombreado, além disso, chamam a atenção pelo tom incomum de suas folhas incrivelmente estampadas, com uma riqueza de cores e texturas.

Inclusive, em geral, são plantas de fácil cultivo, ideais para ambientes internos, não são tóxicas para cães e gatos e ainda ajudam a filtrar impurezas do ar. Diante de tantas vantagens, impossível não ter um exemplar dessa linda verdinha em casa, não é mesmo?

E se você tem especial interesse na maranta, acompanhe as principais dicas e cuidados para não errar no cultivo da planta.

Reprodução: shutterstock

Dicas de cultivo

Propagação

A maneira mais fácil de propagar a maranta é por divisão. Desse modo, prepare um vaso de tamanho apropriado com terra fresca e separe algumas touceiras com raízes da planta mãe. Puxe ou corte delicadamente quaisquer raízes que por ventura ficaram conectadas. Replante sua nova planta no recipiente com solo fresco.

Substrato

Para cultivar maranta você precisa de uma mistura de solo tropical bem drenado. Minhocas, turfas e casca de coco são bons incrementos para sua terra. A melhor época para plantar é a primavera e o vazo tem que ter boa drenagem.

Água

A rega precisa ser constante, especialmente se você mora em local mais quente. A maranta gosta de água, portanto, lembre-se de verificar o vaso com frequência. Uma dica é borrifar as folhas da planta e adicionar um umidificador ou um copo com água ao lado da planta para aumentar a umidade.

Se as pontas das folhas estão ficando amareladas e despedaçando, provavelmente é porque não há umidade suficiente em seu ambiente.

Luz

Recomenda-se que a luz seja indireta, ou seja, não deixe em locais com incidência de sol pleno pois isso vai fazer com que a sua planta seque.

Fertilização

Alimente sua maranta periodicamente com fertilizantes orgânicos próprios.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS