Conecte-se conosco

Economia

Paris deve proibir o aluguel de patinetes elétricos

Maioria da população não quer o “veículo” nas ruas.

Publicado

em

Patinete elétrico.

A cidade de Paris deve proibir o aluguel de patinetes elétricos.

A capital da França promoveu um referendo e deu aos cidadãos duas opções em relação ao aluguel de patinetes: a favor ou contra.

A população votou maciçamente contra o recurso, com 90% se opondo ao “veículo”.

Ainda assim, as scooters continuam presentes em outras cidades francesas, incluindo Marselha, Lyon e Bordeaux.

Caso a proibição seja confirmada, Paris se tornará uma das únicas cidades da Europa com uma determinação desse porte, enquanto as operadoras planejam aumentar suas frotas de bicicletas elétricas para substituí-las antes dos Jogos Olímpicos de 2024.

Levantamento da CNBC destaca que, apesar de terem expressado anteriormente esperanças de um alívio de última hora, as três empresas com licenças de operação de patinetes elétricos na capital francesa, Lime, Dott e Tier, confirmaram que terão removido suas scooters, ou trottinettes, até o prazo final de 1º de setembro.

Conforme o grupo de mídia, eles tinham uma frota combinada de cerca de 15.000 patinetes elétricos na cidade.

Também traz que as empresas apontaram que o comparecimento representou apenas 7% dos aptos a votar. Eles também argumentaram que a cidade ficaria em descompasso com outros centros urbanos que adotam um modo de transporte ecológico que é popular entre os turistas em uma das cidades mais visitadas do mundo. Apontam, ainda, que não haverá mudança nas regras de uso de patinetes elétricos privados.

Patinetes elétricos

Vale destacar que outras cidades ao redor do mundo se preparam para debater acerca do mesmo tema, e o caso de Paris pode abrir precedente para uma proibição generalizada.

Esse tipo de veículo costuma ser desbloqueado por meio de um aplicativo e é pago por minuto.

A população se divide afirmando que ou eles são um incômodo público perigoso ou parte do futuro da mobilidade urbana.

Muitas cidades introduziram restrições aos patinetes, como limites de velocidade e zonas de estacionamento aplicadas por meio de multas para os usuários. Alguns permitem que sejam montados em calçadas e ciclovias, outros não. No entanto, são raras as proibições por parte de cidades que já as acolheram.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS