Conecte-se conosco

Mundo

Partido Trabalhista vence eleições legislativas no Reino Unido

Os dados são da BBC.

Publicado

em

Os Trabalhistas necessitavam de 326 deputados para assegurar uma maioria absoluta, mas as projeções indicam uma margem mais ampla. De acordo com os resultados oficiais preliminares divulgados pela BBC britânica, o partido de Keir Starmer conquistou 410 assentos.

De acordo com o grupo de mídia, esta vitória coloca Keir Starmer, líder do partido mais votado, no caminho para ser designado primeiro-ministro pelo rei Carlos III, após a divulgação dos resultados finais.

Até o momento, foram declarados os resultados de 637 dos 650 assentos na Câmara dos Comuns. O Partido Trabalhista conquistou 410 assentos, enquanto o Partido Conservador obteve 117, os Liberais Democratas 69, e os demais foram distribuídos entre outros partidos ou candidatos independentes, conforme informações da BBC.

Este é o pior desempenho dos Conservadores, liderados pelo primeiro-ministro Rishi Sunak, desde o início do século XX, quando conquistaram 156 cadeiras em 1906.

Partido Trabalhista

O líder trabalhista prometeu uma administração econômica cuidadosa dentro de um plano de crescimento de longo prazo, que inclui fortalecer os criticados serviços públicos, especialmente o sistema de saúde.

Rishi Sunak deixa o cargo menos de dois anos após sua nomeação como primeiro-ministro em outubro de 2022, sucedendo um mandato desastroso de apenas 49 dias de Liz Truss, que substituiu Boris Johnson, envolvido em um escândalo de festas na residência oficial durante a pandemia de covid-19.

O Partido Conservador, envolvido em conflitos internos e enfrentando uma profunda crise, estava no poder desde maio de 2010, com David Cameron como primeiro-ministro, seguido por Theresa May e depois Boris Johnson.

O Brexit em 2020 e suas consequências econômicas, a pandemia de covid-19, o aumento do custo de vida e as críticas ao funcionamento do sistema de saúde, com longas filas de espera, acabaram cobrando seu preço dos Conservadores.

(Com Agências Internacionais).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS